Na tarde da última terça-feira (7) uma nova instabilidade no iFood prejudicou restaurantes em todo o Brasil, em especial no horário de almoço

A pane foi notada em diversas cidades, com estabelecimentos relatando cancelamento automático dos pedidos.
Aparentemente, uma falha na plataforma Amazon Web Services (AWS), a mais usada no mundo, impactou vários serviços online, dentre eles, o iFood.
O problema, para alguns empresários, é a demora da plataforma em reconhecer o problema e dar explicações.
“O ônus do mau atendimento fica nas costas do restaurante.O cliente faz o pedido, mas o estabelecimento não recebe ou acontece o cancelamento automático. A impressão que fica é de uma prestação de serviço ruim. Como a comunicação com o consumidor é centralizada no iFood, o restaurante não consegue nem mesmo explicar o que está acontecendo. E até vir um comunicado oficial da plataforma, o estrago já foi feito”, avalia o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Para a Abrasel, é preciso prevenir que falhas similares aconteçam.
“Quem fica com o prejuízo de imagem e, eventualmente financeiro, é o restaurante. Esperamos que o iFood possa reparar o dano causado aos restaurantes nesse novo episódio. É preciso trabalhar num ambiente mais estável e transparente para o cliente”, afirma Solmucci.
Não houve instabilidade relatada em outros marketplaces, como Rappi e UberEats.