Com a chegada do novo ano e do verão no Brasil, vem também o desejo de manter ou adquirir boa forma com os cuidados com o corpo se tornam uma preocupação.
Mas e aquele drink à beira da piscina, refrescando os dia ensolarados? Fiquem tranquilos que a Especialista em Bebidas e direto de Marketing da Abrasel SP São Paulo, Mikaela Paim traz a solução. Com o reconhecimento da mixologia em nível mundial nos últimos anos, os drinks ganharam a devida atenção e vem sendo apreciados pelos consumidores em constante crescimento. Mas a surpresa e tendência do momento são os mocktails. A origem do nome Mocktail já explica do que se trata a bebida; da junção em inglês: "mock" (imitação) e "cocktail" (coquetel), um coquetel elaborado, mas sem álcool. E antes mesmo que você possa achar uma opção sem graça, já te conto que é um grande desafio para os bartenders, criar um coquetel com textura, sabor e inovação e não incluir álcool. E é nesse momento que surgem bebidas refrescantes, diferenciadas e super atrativas (além de instagramáveis). A novidade vem ganhando espaço nos menus do Brasil e de consumidores mundo afora.
Vale ressaltar que os mocktails não são apenas sucos ou frutas com água de coco ou com gás. Eles podem e devem ser tão complexos quanto os drinques alcoólicos, sendo sua única diferença a ausência do álcool. A criatividade do bartender pode realizar deliciosos mocktails com chás, sucos, frutas, legumes, ervas, especiarias, reduções, gás, água tônica, água com gás e muitos outros ingredientes criativos, que acrescentam sabores e textura, tornando a experiência rica independente do teor alcoólico.
Mas essa história já ganhou profundidade e conquista cada vez os apreciadores de novos sabores e experiência. Há 10 anos, Emily Robinson, se preparava para participar de uma meia-maratona e decidiu focar nos treinos e deixou de consumir bebidas alcoólicas durante seu preparo e se deparou com várias melhorias em seu desempenho, com mais disposição, perda de peso, uma melhora considerável no sono e até diminuição nos seus gastos mensais. Ela decidiu que essa constatação precisava se espalhar sua experiência como um movimento e criou o Dry January propondo que as pessoas fiquem 31 dias sem consumir nenhum tipo de bebida alcoólica logo no início do ano (também como uma sugestão detox após os exageros nas festas de dezembro). De acordo com o Positive Health Wellness, depois de 1 mês sem ingestão de álcool, o sono melhora em 10%. De acordo com Jill S. Waibel, dermatologista certificada em Miami, explicou para Women's Health americana a relação do consumo do álcool e a saúde da pele: "O consumo de álcool é um dos gatilhos mais comuns para os surtos de rosácea, causando inflamação, vermelhidão e sensibilidade na pele. E assim, o mês de janeiro já ganha destaque internacional com o movimento "Dry January", que incentiva começar o ano de forma mais "clean", sem o consumo de álcool, com um janeiro sóbrio. E os mocktails também tem sua vez com os frequentadores de bares que buscam uma vida mais equilibrada, as grávidas, durante ingestão de medicações e quem já bebeu demais mas quer continuar socializando e aproveitando muito mais... E o Drynuary, para os íntimos, também agrega outras vantagens como prevenir a ressaca, e também a sensação de inchaço que o álcool causa devido a desidratação do corpo. Mesmo que não esteja adepto ao mês seco, recomendo ter essa opção para momentos onde o álcool não é bem vindo, como por exemplo, quando for o motorista da vez.
O movimento já ganhou força no Brasil, principalmente após a aprovação da Lei Seca, em 2008. E ao longo dos anos também se solidifica com o público vegano/vegetariano e os consumidores que se tornaram mais atentos ao comportamento e consumo de alcoólicos, especialmente após exageros na pandemia (onde a venda online de bebidas alcoólicas subiu 93,9% de acordo com o PEBMED - maior portal de medicina do Brasil). Fatos que alimentaram o mercado para novas criações e cardápios mais variados.
Conheça os mocktails nos bares e restaurante associados da Abrasel SP. Faça parte dessa associação que alimenta quem alimenta e fortalece um dos setores de maior impacto do país. Entre em contato com a nossa CENTRAL DE ATENDIMENTO pelo whatsapp 1198830-4063 para se associar hoje mesmo!
Agora sim! Todos prontos para começar o verão atualizado do mercado! Acompanhe nossas mídias sociais em todas plataformas.
E até o próximo mês, Mikaela Paim (diretora de marketing ABRASEL SP e única sommelière internacional de vinhos e bebidas do mundo.