sp.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
São Paulo
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

iFood encerra suas operações na Colômbia; entenda os motivos

  • PUBLICADO EM: 26/10/2022
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Em nota, a startup brasileira disse que agora terá mais foco no Brasil, onde seguirá investindo pois ‘é onde nasceu e é líder’

No Brasil, iFood detém 80% do mercado de delivery.

O iFood encerrará suas operações na Colômbia. A startup comunicou a decisão na última sexta-feira (21) alegando que se trata de “uma estratégia do negócio em função do mercado de capitais“.

A empresa demitiu funcionários – cerca de 210, segundo informações da Forbes – na Colômbia e também anunciou que o aplicativo do iFood deixará de funcionar no país no dia 21 de dezembro deste ano. A informação foi divulgada inicialmente pelo site BP Money.

A Colômbia fora uma aposta para a startup brasileira crescer no âmbito internacional, mas é justamente o berço de um dos seus maiores concorrentes, o Rappi. As operações da empresa começaram lá em meados de 2015, e em 2020 foi feita a aquisição do segundo maior player depois do Rappi, a Domicilios.com. Em nota, a startup brasileira disse que agora terá mais foco no Brasil, onde seguirá investindo pois ‘é onde nasceu e é líder’;

“Durante o processo de encerramento das operações na Colômbia, o iFood oferecerá suporte e informações a todos clientes, entregadores e restaurantes, atendendo a eventuais demandas e dúvidas da melhor maneira possível” disse a companhia de delivery, em comunicado.

Esse movimento de ‘evasão’ de outros países já foi feito em outros locais. Em meados de 2020 a empresa deixou o México, onde estava desde 2016. Isso porque a SinDelantal, da qual iFood detinha 49% do capital social, encerrou suas operações no país em questão.

iFood domina mercado brasileiro

A afirmação da empresa de que ‘é líder no Brasil’ é pelo fato de que, sozinha, a startup tem cerca de 80% do market share de delivery de comida. Com aquisições e movimentos empresariais que aumentaram a sua competitividade ao comprar concorrentes, a startup chegou ter a sua controladora multada no exterior.

No fim de setembro o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) multou o grupo sul-africano Naspers – dono da Prosus, que por sua vez controla o iFood – em R$ 718 mil. A alegação foi de que, ao comprar 7,8% da Delivery Hero em 2018, o iFood deveria ter submetido a transação ao Cade – o que não ocorreu. A Delivery Hero é a dona da Pedidos Já.

No julgamento, o Cade alegou gun jumping – termo utilizado para descrever quando uma empresa faz uma compra ser apresentar as negociações às autoridades regulatórias, o que é previsto em lei.

Quem é o ‘novo dono’ da startup

Conforme reportado pelo Suno Notícias em agosto, o iFood passou a pertencer integralmente à Prosus, uma companhia holandesa subsidiária do grupo Naspers e controladora da Movile. A Prosus já era acionista do aplicativo de delivery e comprou a participação remanescente de 33,3%, que era detida pelo acionista minoritário Just Eat Holding Limited.

A transação foi de 1,5 bilhão de Euros (cerca de R$ 7,8 bilhões) e prevê pagamento adicional de 300 milhões de euros (R$ 1,6 bilhão), a depender da performance do app de delivery durante os 12 meses sucessivos.

“Em um ambiente cada vez mais competitivo, a aquisição da participação remanescente no iFood pela Movile reforça que estamos no caminho certo e fazendo a diferença como empresa nacional de tecnologia, impactando positivamente a vida das pessoas no Brasil”, disse Fabricio Bloisi, fundador da Movile. O executivo segue como CEO do iFood após a transação.

Fonte: Suno

Notícias Relacionadas

Pratos com aproveitamento integral de alimentos ganham ponto extra no concurso O Quilo é Nosso

Abrasel SP estreia na FIPAN 2025 com estande interativo e Cozinha Show com foco em sustentabilidade

Concurso O Quilo é Nosso valoriza restaurantes e premia criatividade e boas práticas gastronômicas

Semana da Gastronomia Japonesa entra oficialmente para o calendário do Estado de São Paulo

Comentários

Últimas Notícias

Pratos com aproveitamento integral de alimentos ganham ponto extra no concurso O Quilo é Nosso

Abrasel SP estreia na FIPAN 2025 com estande interativo e Cozinha Show com foco em sustentabilidade

Concurso O Quilo é Nosso valoriza restaurantes e premia criatividade e boas práticas gastronômicas

Semana da Gastronomia Japonesa entra oficialmente para o calendário do Estado de São Paulo

Pix automático traz mais agilidade e controle financeiro para bares e restaurantes

Abrasel reforça defesa pela volta do horário de verão diante do aumento da conta de luz

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros

Endereço

R. Itápolis, 1468 - ramal 14 - Pacaembu
São Paulo/SP
CEP: 01245-000


Contato

Telefone: (11) 3663-6391 
WhatsApp: (11) 94218 - 6857
Email: abraselsp@abrasel.com.br
Site: www.sp.abrasel.com.br

Assessoria de Imprensa
Abrasel em São Paulo
Roberta Coelho: (11) 99870-5805

Email: imprensa@abraselsp.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados