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  • Revista B&R

Nota oficial: CORONAVÍRUS - POSIÇÃO DA ABRASEL SP

  • PUBLICADO EM: 17/03/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

CORONAVÍRUS - POSIÇÃO DA ABRASEL SP

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São Paulo, 17 de março de 2020. A ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e restaurantes se reuniu com o Presidente da República e o Ministro da Economia para discutir a realidade econômica, e as escassas reservas com que trabalha o setor, o fato de ter dois milhões de pequeno empresários e mais de seis milhões de trabalhadores, prestar serviços a mais de 150 milhões de brasileiros, e ser a mais procurada e mais bem avaliada atração turística. O governo federal garantiu providências: linhas de crédito, adiamento da cobrança de taxas e tributos, entre outras ações.

O setor de bares e restaurantes deve estar preparado para possível agravamento da situação decorrente da disseminação do COVID-19 e trabalhar em seis metas: manter a tranquilidade, a prestação de serviços, redobrar cuidados com trabalhadores, clientes e todas as demais pessoas envolvidas, sobreviver com as menores perdas possíveis, contribuir com a sociedade conforme suas possibilidades, e preparar-se para a retomada tão logo haja condições.

Importante que os sócios e administradores deem o exemplo, se informem e exijam condutas cuidadosas de seus trabalhadores e todos cuidem para evitar risco para o cliente. Estes devem ser informados que atendimento de “boas práticas” é rotina, são cuidados elementares, cotidiano, resultados de aprendizagem contínua, nos estabelecimentos do ramo, lembrando ainda que são fiscalizados por vários órgãos públicos. Os bares e restaurantes são os principais interessados em proteger a saúde de colaboradores, clientes e terceiros.

O trabalhador informado, além de se transformar em agente ativo contra o vírus, pode se tornar formador de opinião em sua família e comunidade.

Os estabelecimentos devem, se houver queda de atividade, procurar manter o quadro de funcionários, além de garantir ao trabalhador que ao revelar sintomas, que seja dispensado até melhora, com a devida remuneração. Outras ações devem ser analisadas, como o trabalho em home office quando isso for possível, férias se viável, que pode ser inclusive coletiva, uso de banco de horas, alterações de horários e acordo por trabalho parcial durante 90 dias. (Abrasel expedirá orientação logo mais).

A garantia do emprego e do recebimento do salário estimulará os funcionários a revelar os sintomas; o contrário pode ser desastroso. O proprietário e colaboradores devem ficar atentos para manifestação do vírus na empresa.

Os gestores devem dividir os espaços, cozinha, salão, WC e demais ambientes, definindo cuidados específicos e gerais, colocar cartazes e informes, que lembrem os cuidados.

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Entre outras ações de prevenção:

- Serviço (pratos e talheres)postos na mesa no momento do atendimento,

- Ventilação - manutenção e higienização constantes,

- Serviço de buffet, prestado por atendente com máscara (nova), evitando contato entre o cliente e a plataforma onde estão os alimentos disponíveis,

- Delivery: preocupações específicas com produção, transporte e entrega, com disponibilização de álcool gel para motoqueiros e instruções para limpar mãos antes de receber e entregar produto,

- Álcool em gel (70%) deve estar presente em todos os ambientes, e no wc deve haver estoques de toalhas de papel e sabonete líquido,

- Recomenda-se que, sendo possível, mantenham distância de um metro entre clientes, retirando mesas do salão e inviabilizando uso de parte de bancos junto ao balcão,

- Utilização de mascaras descartáveis na cozinha, para evitar contaminação do alimento, entre outras orientações que constam nos demais documentos emitidos por autoridades e pela ABRASEL, inclusive um e-book (https://drive.google.com/file/d/1oCn1Kmjr62-w0mbaHcm4T2W1REu6ekKK/view), que podem ser acessadas: www.abrasel.com.br.

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Infelizmente o setor que propicia socialização, e dedica-se ao lazer , prazeres da vida, sociabilidade, pode sofrer provável redução de clientes no salão (com alguma compensação no aumento do delivery, para o qual pode-se deslocar parte do pessoal e quiçá voltar a moda antiga, quando se fazia divulgação para vizinhos e a entrega de produtos com motoqueiros próprios). Vale lembrar de fazer a higienização correta das mãos ao receber e manipular as entregas.

É provável que os jovens apareçam bem mais que idosos; se estes aparecerem, devem ser aconselhados a usar os locais mais isolados, tentando o mesmo com pessoas que demonstrem sintomas. Importante ter cuidado com hostilidades entre clientes, pânico e preconceito. As vezes uma tosse eventual pode despertar desconfiança e por isso temos que passar tranquilidade sempre.

A entidade tem requerido aos prefeitos e governadores pelo país, a manutenção eficiente no fornecimento de água, gás, energia e telefonia, mesmo em caso de um ou outro atraso no pagamento, bom senso e razoabilidade de fiscalizações e do Poder Judiciário, sustação da tramitação de leis onerosas nos legislativos, entre outros.

Além do que pode fazer cada gestor, a ABRASEL vai auxiliar na negociação com fornecedores e prestadores de serviço, especialmente bancos, fabricantes de bebidas, emissoras de cartões de crédito e vale alimentação, empresas de delivery e outros. Com estas, que ganharão escala com a crise, já estamos adiantados em negociações. A solidariedade entre todos os envolvidos com o setor e sociedade, é o caminho mais seguro para vencermos rapidamente a crise.

Com tantos cuidados, julgamos que o risco será menor, manteremos o setor em condições de funcionar, os empregos e permaneceremos prestando serviço à população, ao contrário do que vem acontecendo em outros países. Será a melhor forma de ajudar a sociedade.

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Percival Maricato

ABRASEL SP – Presidente

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Mais informações e entrevistas:

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Roberta Coelho

Assessoria de Comunicação

Tel: (11) 99870-5805

imprensa@abraselsp.com.br

www.abraselsp.com.br

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