Euromonitor aponta expansão de produtos como cerveja sem álcool e drinques
Depois de uma série de mudanças provocadas pela pandemia nas ocasiões de consumo de bebida, com o fechamento dos bares e o aumento das compras em casa, os brasileiros estão buscando mais produtos com menor teor alcoólico.
A tendência aparece em levantamento da Euromonitor, que aponta crescimento de 43% nas cervejas sem álcool em 2021 e projeção de mais um aumento de 37% neste ano.
Os chamados RDT’s (drinques ou bebidas que são vendidos prontos para o consumo) tiveram expansão de 12%, impulsionados pela demanda do consumidor por menor teor alcoólico e pela estratégia das empresas em busca de diversificação do portfólio, segundo a Euromonitor.
O vinho, bebida que há anos vem se consolidando no hábito dos brasileiros e chegou a ter aumento de 21% nas vendas em 2020, registrou queda de cerca de 2,3% no ano passado.
Por outro lado, os espumantes, champanhes e vinho rosé apresentaram alta de 22% no ano passado. Esse crescimento pode ser explicado pela saída do isolamento e pela vontade de celebrar.
"Em 2021 aconteceu um consumo de vingança. Como as pessoas ficaram isoladas em casa por mais de um ano, começaram a sair mais para se vingar da Covid e os espumantes e champanhes tendem a ser usados em comemorações", afirma Rodrigo de Mattos, analista para a área de bebidas e tabaco da Euromonitor.
Fonte: Folha de SP