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Diretora de vinhos da Abrasel SP, Mikaela Paim, revela dicas que ajudam a vender mais vinhos no seu restaurante

  • PUBLICADO EM: 24/06/2019
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

A sommelier aponta maneiras de atuar no marketing interno e externo do seu estabelecimento e ensina a fechar parcerias que beneficiem tanto o fornecedor quanto o proprietário do negócio

No início do mês, a diretora de vinhos da ABRASEL SP, Mikaela Paim, ministrou uma palestra exclusiva para associados, na qual a sommelier revelou dicas preciosas que podem ajudar a vender mais vinhos em casas, restaurantes e bares por meio de ações que exigem baixo investimento e garantem aumento de 20% nas vendas anuais da bebida.

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Mikaela Paim, sommelier a mais de 10 anos e diretora de vinhos da ABRASEL SP

Com mais de 10 anos de experiência como sommelier, Mikaela Paim expandiu seu campo de atuação para além do vinho e, aos 28 anos, também tornou-se especialista em cafés, chás, água, azeites e charutos. No momento, sua maior presença no mercado é oferecendo consultoria para bares e restaurantes, como a Osteria Generale, e ministrando palestras voltadas para proprietários de estabelecimentos que buscam impulsionar suas vendas de vinho e/ou começar a trabalhar com a bebida no seu negócio.

Diretora da ABRASEL SP, Mikaela iniciou sua palestra apresentando dados que apresentam um panorama geral sobre o consumo de vinho em todo o território nacional “Em 2018 houve um aumento de 44% na exportação da bebida e, na importação, foi feito um investimento de aproximadamente 370 milhões de dólares. Além disso, no último ano também foi registrado um aumento de cerca de 300% na importação de vinho rosé. Algo inédito. Essa é uma dica de ouro! Os produtores vão facilitar a venda de vinho rosé ao longo deste e dos próximos anos”, revela Mikaela.

Quem é o público consumidor de vinho?

Segundo Mikaela, trata-se de um público que busca o requinte em uma refeição, seja dentro ou fora do lar “O consumidor de vinho é uma pessoa interessada em aprender. Alguém que quer adquirir conhecimento, quer entender o processo de fermentação da uva, colheita, saber quais países se destacam na produção da bebida, entre outros. No entanto, é um público que ainda precisa ser educado a respeito de como consumir vinho”, explica a sommelier.

“Em 2018, foram vendidos cerca de 25 milhões de litros de espumante. O consumo da bebida por pessoa é de 1,93%. Embora o número não seja alto, ele vem em uma crescente, uma vez que as vendas subiram 18,5% em comparação com 2017”, revela diretora de vinhos da ABRASEL SP.

Principais estratégias para atingir o aumento de vendas

Transformar fornecedores em parceiros:

“Chame seu fornecedor para uma conversa e faça uma proposta semelhante a esta: quero vender mais do seu vinho, você consegue me dar uma caixa do seu produto gratuitamente ou pagar pelas minhas taças? Se a resposta for positiva, você ainda pode motivar sua equipe dizendo que quem vender mais vinho de determinado fornecedor, ganhará uma garrafa no fim do mês”, explica Mikaela.

“Eu quero vender mais do seu produto, o que você poderia me dar em troca? Vamos conversar sobre isso? Eu faço uma lista das coisas que estou precisando e você me fala com o que pode me ajudar”, segundo Mikaela, este o caminho das pedras para transformar seu fornecedor um parceiro de negócio.

Marketing externo e online:

“Um dos segredos para aumentar o engajamento da conta do seu restaurante no Instagram, por exemplo, é promover publicações nas quais você instigue o usuário a marcar uma ou mais pessoas na postagem, convidando-os diretamente para conhecer sua página. Agora, no Dia dos Namorados, por exemplo, vale uma foto de um belo jantar a dois no Instagram pedindo para que o usuário marque quem ele gostaria que o acompanhasse no momento”, explica Mikaela.

Marketing interno e offline:

“A arte de saber fidelizar seus clientes é o segredo para não perdê-los para a concorrência. Por exemplo, se um senhor consome vinho semanalmente no seu estabelecimento, oferece uma taça por conta da casa para ele no fim do mês. Engana-se quem pensa que isso é desperdício. Na verdade, trata-se de uma estratégia de fidelização. Lembrem-se que os clientes adoram ser mimados”, aponta a sommelier.

Combinação e harmonização. Qual a diferença?

“Combinação nada mais é do que uma receita fácil, que é de conhecimento quase que popular, por exemplo: carnes brancas combinam com vinho branco e carnes vermelhas, com vinho tinto. Enquanto harmonização envolve estudo. O sommelier ou enólogo vai até o estabelecimento da pessoa, prova e analisa cada prato, avalia a carta de vinhos da casa, monta as harmonizações e oferece um treinamento para a equipe do local. E um trabalho completo e detalhista”, revela Mikaela.

https://lh6.googleusercontent.com/eHRFbQPw_0QF__wq6Wrx76vqu9vh3y8PLK_JX8uhgvaQPiXUgvHxxUACL2eqFaV_EsDW3cjM8FxkFnRYFLsZPXknlqpRZpUXC_PKbh37nkJvfRWF0yKE1o9M09tBfybpB4FSIrbH

Vinhos italianos da Futura Importadora

Por fim, todos os associados puderam provar alguns dos vinhos (rosé, branco e tinto) da Futura Importadora. A empresa dedica-se a trazer para o Brasil vinhos de uma das cantinas mais conceituadas da Itália, a Podere Castorani.

Fotos: Abrasel e Pixabay

Fonte: Infood

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