Cofundador da Infinite, Daniel Borges, fala sobre geração de valor no mundo digital e a importância do foco no cliente
Como pensar e efetivamente conectar o negócio de bar, restaurante e lanchonete a um futuro, que está cada vez mais próximo? Foi com essa pergunta que o cofundador da Infinite, Daniel Borges, começou sua apresentação no 32º Congresso Nacional Abrasel, na noite desta quarta-feira (26). Com um cenário incerto, em função da pandemia que atingiu duramente o setor de alimentação fora do lar, o especialista em negócios digital fez um convite aos participantes: “a ideia aqui é entender que ação a gente deve tomar agora, que modelo de pensamento a gente deve adotar agora para que consiga caminhar na direção correta, que garanta um futuro próspero para os negócios”.
Para Borges, há três pilares de incerteza: sobrevivência (“será que meu negócio vai sobreviver?”); capacidade (“será que sou bom o suficiente para tomar as decisões que preciso?”); e relacionamento (“fator essencial para o negócio prosperar”). Segundo ele, a pandemia acelerou um processo que já estava em curso, a digitalização dos negócios, mas sem perder o lado relacional, valor em que o setor de bares e restaurantes se destaca. “Existem três tipos de valores que podemos gerar no mundo digital: custo, experiência e plataforma. Para cada um deles, são possíveis desenhar cinco modelos de negócio, que, quando combinados, maximizam as chances de sucesso. Os empreendedores precisam estar atentos a essa dinâmica e aproveitar as janelas de oportunidade que se apresentam na crise”, resumiu.
Para ilustrar, Daniel trouxe um caso de sucesso de um dos clientes da Infinite, a churrascaria Porcão, localizada em Belo Horizonte, que estava hiperatenta às mudanças no mercado de churrasco e enxergou uma oportunidade. “Existia um nicho de pessoas que era entusiastas desse mercado, que ficou super específico. Mas não existia uma marca que era líder. O Porcão poderia se tornar a grande autoridade de sua área se estruturasse a sua transformação combinando valores de custo, experiência e plataforma. De uma maneira a gerar novo valor, capturar valor do mercado e distribuir de maneira inteligente na ponta”.
O primeiro passo, segundo ele, é estar atento ao cliente. “É preciso destrinchar os clientes em públicos diferentes. No meio digital é fácil identificar quem faz aniversário na semana que vem, quem noivou, quem mudou de casa. Para cada uma dessas pessoas, pode ser gerado um tipo de valor, de benefício, de experiência. O importante é enxergar quem é o cliente e traçar ações simples de serem entendidas, de curto prazo, de impacto e de aprendizado rápido. Ao mesmo tempo que você deve pensar movimentos de branding (de marcas), deve pensar movimentos de performance (de venda)”, afirmou, após mostrar diversas iniciativas de transformação e os resultados alcançados pelo Porcão na pandemia (como o aumento de 1000% de faturamento no delivery).
Para encerrar, Daniel compartilhou a mensagem: comece pelo início, vá longe, mas não chegue ao final. “O nosso pensamento é que o empreender deve ser pensado como algo sem fim, que está o tempo todo em evolução, que a gente precisa se reinventar sempre”.
Congresso Abrasel
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O 32º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa, tem apoio da Abipesca e Fispal Food Service, parceria da Unecs e conta com o patrocínio bronze da Cahaça 51, Grupo Petrópolis e Totvs. O patrocínio ouro conta com Alelo, Ambev, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Sebrae, Sodexo, Stone, Souza Cruz e Ticket. A parceria de mídia conta com a revista Bares & Restaurantes, Prazeres da Mesa e o jornal Correio Braziliense.