A Abrasel SP - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes lançou no dia 15/10 a primeira edição do Cachaça Show Brasil, evento voltado ao fomento da Cachaça nos bares e restaurantes. O objetivo é abrir o universo da bebida brasileira, por meio de informações de especialistas, voltadas a história, tributação, treinamento de pessoal, harmonização, elaboração de drinks, entre outros tópicos relevantes para impulsionar a geração de negócios e valorização da Cachaça.
O evento idealizado pela Abrasel SP, foi realizado em conjunto com o IBRAC - Instituto Brasileiro da Cachaça e BaresSP. A programação ofereceu palestras, cases de bares que comercializam Cachaça, e degustação de várias marcas.
“Nosso intuito é discutir a cultura e o mercado da Cachaça nos bares e restaurantes, que são replicadores e influenciadores. Desta forma, diminuímos cada vez mais o preconceito e aproximamos os consumidores desta bebida tão versátil. A degustação vai além da dose, há inúmeras possibilidades de harmonizações/combinações onde a Cachaça ressalta os sabores. Um produto incrível, premiado, mas infelizmente pouco valorizado pelos brasileiros”, comenta Percival Maricato (foto) - presidente da Abrasel SP.
Segundo dados do Ibrac e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o número de estabelecimentos produtores de Cachaça e da Aguardente no Brasil totaliza 1.397 (registados no MAPA), em um total de 5.490 produtos, distribuídos em 835 municípios, com capacidade instalada de produção de 1,2 bilhões de litros. São Paulo é o principal estado consumidor.
“A Cachaça é hoje o destilado mais consumido no Brasil e um dos quatro destilados mais consumidos em todo mundo. A versatilidade da bebida na coquetelaria vem se mostrando igual a de grandes destilados, como a Vodca, o Gin ou o Rum. A grande variedade, considerando a diversidade regional de sua produção, com as muitas opções entre as não envelhecidas e as envelhecidas nas inúmeras madeiras, cada uma com impactos sensoriais distintos, vem proporcionando uma base extensa de experimentação de coquetéis contemporâneos. É essa quantidade de atributos que faz da Cachaça um destilado distinto dos demais, que vem conquistando espaço e angariando novos fãs no mundo todo. Apesar disso, a Cachaça ainda é desconhecida pela grande maioria dos brasileiros. Por isso, a importância do evento, que é mostrar para o público de bares e restaurantes suas potencialidades e riquezas”, relata Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC.
Tópicos abordados:
Cachaça nos bares e restaurantes: o que é preciso saber e fazer para um serviço profissional.
Mediador: Leandro Meloni/BaresSP
• Como elaborar uma carta de Cachaças – Paulo Leite (Consultor e Especialista em Cachaças e Cervejas)
• Treinamento de brigada para venda de Cachaça – Mauricio Maia (O Cachacier) e Isadora Bello Fornari (Sommeliere de Cachaça).
• Cases de bares de sucesso na venda de Cachaça – Ornella Boulhossa (Butique da Cachaça), Luísa Inês Saliba (Rota do Acarajé) e Lilian Varella (Drosophyla)
As muitas formas de se vender e lucrar com a Cachaça
Mediador Bruno Videira (Projeto Viva Cachaça)
• Venda da Cachaça em dose – Rodrigo Maia Carvalho (Cia Muller de Bebidas)
• Venda de drinks e coquetéis com Cachaça – Laércio Zulu (foto) (Consultor de bares pela Custom Cocktails é proprietário da marca Zulu Bitters)
• Tributação da Cachaça – Carlos Lima (Instituto Brasileiro da Cachaça - IBRAC)
Construindo o futuro: Como ampliar o público da Cachaça
Mediador Dirley Fernandes - Cúpula da Cachaça e Devotos da Cachaça
• Importância Histórica da Cachaça para o Brasil – Prof. Jairo Martins – O Cachacista
• O Estigma e Preconceito da Cachaça – Bruno Videira – Projeto Viva Cachaça
• Mercado, tendências e o futuro da Cachaça – Angélica Salado - Euromonitor
Fotos: Divulgação
Edição: Rose Cecília