Capital mineira sedia, de 20 a 22 de novembro, maior feira do setor no país, que reúne do cafeicultor, torrefador e comprador aos coffee lovers
Capital do Estado que é o maior produtor de café no Brasil, Belo Horizonte se prepara para sediar, de 20 a 22 de novembro, no Expominas, a Semana Internacional do Café (SIC) 2019, um encontro entre cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e coffee lovers.
Principal evento nacional e um dos maiores do mundo, a Semana Internacional do Café terá extensa programação para profissionais brasileiros e estrangeiros, focada nas áreas de mercado & consumo, conhecimento & inovação e negócios & empreendedorismo. Serão 25 eventos simultâneos, como encontros, seminários, cursos, concursos de melhor café e melhor barista e sessões de cupping (prova de cafés).
Neste ano, as grandes novidades da SIC 2019 são o Pátio do Produtor – espaço com máquinas e insumos agrícolas; um hackathon, no qual equipes de universitários e interessados terão 36 horas para solucionar alguns dos principais desafios da cadeia do café, apresentando ideias inovadoras; e o lançamento da plataforma Minas Coffee Origins, desenvolvida para conectar a cadeia cafeeira a partir do conceito de denominação de origem dos cafés mineiros.
Por três dias, os participantes conhecerão as novidades do mercado e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, num teste às cegas, no concurso Coffee of the Year. Este ano, a SIC receberá três campeonatos nacionais de barista: Campeonato de Brewers Cup (preparo de café), Campeonato de Cup Tasters (prova de café) e Campeonato Brasileiro de Barista, com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Contará ainda com o 9º Encontro Nacional IWCA Brasil - Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil, que neste ano terá cafeicultoras, empresárias e baristas de 12 países da América Latina e Caribe; e também com o Espresso Design, concurso de embalagens que serve como plataforma de divulgação e inspiração para o mercado de café.
Sobre a Semana Internacional do Café - Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.
A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.
Mais informações em: semanainternacionaldocafe.com.br