Em coletiva de imprensa realizada na capital paulista, foram anunciadas, nesta segunda-feira (5), ações de grandes empresas dentro do escopo do Plano Nacional de Restauração para bares e restaurantes, lançado pela Abrasel no final de 2024.
O objetivo do projeto é apoiar os negócios do setor de alimentação fora do lar, que ainda sofrem as consequências da pandemia. As primeiras parcerias confirmadas incluem Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone, que apresentaram iniciativas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento de bares e restaurantes em todo o Brasil.
Novas empresas devem aderir em breve e também anunciar ações em consonância com o plano, que se propõe a ser um esforço de longo prazo e de caráter colaborativo. Ele atua em três frentes: articulação de políticas públicas com os governos federal, estaduais e municipais; parcerias com agências de fomento, como Sebrae e Senac; e engajamento da iniciativa privada. A sinergia entre essas frentes busca articular iniciativas privadas para que o resultado seja maior do que a soma das partes individuais.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o movimento representa um marco importante para um setor vital à economia, mas ainda fragilizado após os efeitos da pandemia. “Esse é um passo concreto para virar a chave da sobrevivência para o crescimento. O apoio de empresas como Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone, além de outras que ainda virão, reforça a confiança no setor e contribui para uma transformação real e estruturante. Não se trata de ações pontuais, mas de compromissos contínuos que impactam diretamente quem está na ponta: o pequeno empreendedor”, afirma.
Solmucci destaca ainda que o plano se baseia no estudo realizado pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP) em parceria com a Abrasel, que mostrou o tamanho da contribuição do setor para a economia brasileira. Segundo o levantamento, bares e restaurantes movimentaram R$ 416 bilhões em 2023 — 3,6% do PIB nacional — e têm um efeito multiplicador significativo: a cada R$ 1.000 gastos, R$ 3.650 são injetados na economia.
Apesar disso, a realidade ainda é desafiadora. Pesquisa recente da Abrasel mostra que 22% dos negócios operam atualmente no prejuízo e 36% estão endividados. “Esse cenário reforça a urgência de ações coordenadas e estruturadas. Não pedimos privilégios ou subsídios, mas justiça e reconhecimento. Um setor que emprega milhões e alimenta diariamente o país precisa de políticas e parcerias que promovam sua sustentabilidade”, afirma Solmucci.
Iniciativas das empresas parceiras
Ambev: medidas para mitigar problemas de crédito
A Ambev apresentou medidas em relação a capital de giro e a problemas de crédito dos estabelecimentos. O objetivo é dar apoio aos bares e restaurantes, oferecendo soluções que ajudem a superar os desafios financeiros e a garantir a sustentabilidade dos negócios. A expectativa é impactar 80 mil empreendedores na primeira fase do projeto. "Queremos ser parceiros, estar ao lado dos nossos clientes. Se ele cresce, o Brasil cresce também e fortalece todo o ecossistema. Isto posto, identificamos por meio das nossas pesquisas de nível de serviço, que uma das principais dificuldades dos nossos clientes é o acesso a capital de giro. Uma das soluções que encontramos para apoiar e contribuir com o crescimento do setor foi expandir o acesso a prazos de pagamento para nossos produtos. Esse foi mais um passo na jornada de construção de uma parceria duradoura, voltada à estruturação do setor, gerando potencial de vendas e expansão dos negócios.", afirma Felipe Sarmento, Diretor Financeiro de Vendas. Além destas medidas, a Abrasel e a Ambev estão aprofundando a parceria de conteúdo de qualificação dos empreendedores por meio das plataformas Bees (da Ambev) e Conexão Abrasel.
Coca-Cola: empreendedorismo e sustentabilidade
A empresa vem trabalhando em conjunto com a Abrasel na capacitação de empreendedores, dentro do programa “Coca-Cola Dá Um Gás No Seu Negócio”. Com a série de vídeos do curso “Tempero Sustentável”, mais de 30 mil pessoas já receberam a qualificação. O plano prevê a ampliação da parceria, com o lançamento de novos cursos sobre gestão de bares e restaurantes, produzidos pela Coca-Cola, na plataforma Conexão Abrasel. E também a inserção da Abrasel no programa “Coletivo Online”, do Instituto Coca-Cola, que facilita o acesso de jovens a qualificação profissional e a oportunidades de emprego.
“A sustentabilidade nas questões ambientais, sociais e de governança não é um tema só para grandes empresas. Em parceria com a Abrasel, queremos levar – e já estamos levando – as boas práticas também para os negócios independentes, fortalecendo o empreendedorismo, com resultados benéficos para a sociedade como um todo”, explica Thais Moraes, diretora de comunicação para Brasil e Cone Sul da Coca-Cola.
Google: fortalecimento e digitalização do setor
Abrasel e Google, parceiros desde 2023, avançam no objetivo de digitalizar 200 mil restaurantes e bares brasileiros até o fim de 2025, com capacitações focadas na otimização da presença digital. A iniciativa visa aprimorar a visibilidade dos estabelecimentos na Busca do Google e no Google Maps, enriquecendo a experiência dos consumidores.
A ação se concentra em duas frentes principais: o aprimoramento dos dados dos estabelecimentos nas plataformas do Google – facilitando o acesso dos clientes a informações cruciais como cardápios e horários de funcionamento – e a capacitação de gestores no uso das ferramentas gratuitas do Google por meio de palestras, materiais digitais e webinars.
“Nos últimos dois anos, impactamos mais de 100 mil restaurantes em colaboração com a Abrasel e pretendemos impactar outros 100 mil nesta nova onda. Ao melhorarmos a presença online desses estabelecimentos na Busca e no Mapa, e oferecermos suporte ao manejo de nossas ferramentas, usadas diariamente por usuários em todo o Brasil, estamos não só enriquecendo a experiência dos consumidores, mas também capacitando os negócios para terem autonomia e prosperarem no ambiente digital”, avalia Leandro Esposito, Diretor de Parcerias para a Busca do Google na América Latina.
Rappi: tarifa zero e programa para venda pelo WhatsApp
Como parte do movimento por um mercado de alimentação fora do lar mais justo e sustentável, o Rappi se junta à Abrasel na construção de soluções estruturantes para o setor. A empresa acaba de lançar no Brasil um modelo pioneiro de tarifa zero para restaurantes parceiros. A tarifa zero full service (ou seja, com entrega incluída) valerá por 3 anos para qualquer estabelecimento que aderir até 31 de julho – depois desta data, bares e restaurantes associados à Abrasel continuarão a poder aderir ao benefício, até julho de 2028. A medida visa aliviar os custos operacionais dos estabelecimentos e, ao mesmo tempo, garantir preços mais acessíveis ao consumidor final.
“Acreditamos que a transformação do setor passa por colaboração e coragem para mudar modelos ultrapassados. Nossa parceria com a Abrasel é fundamental para garantir que o pequeno e médio restaurante também tenha acesso a um delivery mais rentável, transparente e viável no longo prazo — e que o consumidor seja o maior beneficiado com mais qualidade e melhores preços”, afirma Felipe Criniti, CEO do Rappi no Brasil. Além disso, a Rappi também anuncia outra medida de impacto: a disponibilização gratuita de um programa que permite a venda por delivery no WhatsApp de modo fácil e eficiente. O programa pode ser customizado com a marca do estabelecimento, melhorando em muito o potencial de vendas e marketing.
Stone: educação financeira e Pacote completo de soluções para o setor
A Stone, por sua vez, vai impulsionar os pequenos e médios negócios do setor, oferecendo crédito pensado a partir das necessidades de cada cliente e promovendo o incentivo à educação financeira por meio de conteúdos e programas de capacitação, além de um portfólio completo de soluções, com ferramentas de gestão voltadas para bares e restaurantes.
"Os empreendedores do setor de bares e restaurantes têm papel fundamental no fortalecimento da economia. É por isso que a Stone apoia o projeto da Abrasel, fortalecendo três pilares fundamentais para quem atua em um ambiente tão competitivo: o acesso ao crédito, a capacitação, além de oferecer soluções de gestão pensadas para facilitar o dia a dia do dono de negócio", afirma Carolina da Costa, diretora de impacto da Stone.
Mais empresas devem aderir em breve
O anúncio marca uma nova fase do Plano Nacional de Restauração, que será continuamente ampliado com a entrada de novos parceiros e projetos. A expectativa é que, com o engajamento de diferentes atores, seja possível criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos negócios e à valorização de quem empreende no setor.