sp.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
São Paulo
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Trabalho intermitente subiu 154% em 2019, aponta levantamento

  • PUBLICADO EM: 28/10/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Foram 156,8 mil contratos em 2019

Criado por meio da reforma trabalhista de Michel Temer, em 2017, o trabalho intermitente intermitente vem crescendo ano a ano. Eram 156,8 mil trabalhadores que utilizavam o formato em 2019, contra 61,705 no ano anterior. Alta de 154% no período. Os dados são do Rais (Relação Anual de Informações Sociais), divulgados nesta 2ª feira (26.out.2020), pelo Ministério da Economia. Leia a íntegra (1 mb).

A modalidade de trabalho intermitente permite jornada em horários e dias alternados. O funcionário recebe pelas horas trabalhadas, incluindo os valores do INSS e FGTS, além das férias e 13º salário proporcionais. Segundo o documento, os setores com maior criação de vagas intermitentes foram: serviços (73.336), comércio (42.290) e construção (23.605). As mulheres representavam 61% dos contratos (96.343) e os homens 39% (60.413).

NO GERAL, EMPREGO CRESCEU 2%

O número de empregos formais avançou 1,98% no ano passado (923.096 postos). Em 2019, havia 47.554.211 empregos no mercado formal. Em 2015, o país havia encerrado o ano com 48,06 milhões de empregos formais. A tendência de crescimento dos empregos formais foi interrompida pela pandemia de covid-19, que atingiu o Brasil neste ano.

Do total de vínculos formais registrados no fim do ano passado, 79,3% eram celetistas (trabalhadores do setor privado submetidos à Consolidação das Leis do Trabalho), 18% eram estatuários (servidores públicos submetidos ao Regime Jurídico Único) e 2,7% tinham outros vínculos, como aprendizes, contratos temporários e trabalhadores avulsos.

Apesar do aumento no estoque, os rendimentos médios dos trabalhadores formais caíram 1,31% em relação ao ano anterior. Em dezembro de 2019, a remuneração média era de R$ 3.156,02. Em relação aos setores, destaque ficou para a construção, que fechou o ano com 2,16 milhões de vínculos, 9,64% a mais do que 2018.

Fonte: Poder 360

Notícias Relacionadas

Semana da Gastronomia Japonesa entra oficialmente para o calendário do Estado de São Paulo

Pix automático traz mais agilidade e controle financeiro para bares e restaurantes

Abrasel reforça defesa pela volta do horário de verão diante do aumento da conta de luz

Google destaca parceria com Abrasel como caso de sucesso

Comentários

Últimas Notícias

Semana da Gastronomia Japonesa entra oficialmente para o calendário do Estado de São Paulo

Pix automático traz mais agilidade e controle financeiro para bares e restaurantes

Abrasel reforça defesa pela volta do horário de verão diante do aumento da conta de luz

Google destaca parceria com Abrasel como caso de sucesso

Inflação geral desacelera em maio, mas acumulado ainda pressiona o setor

Confiança empresarial volta a subir em maio, refletindo otimismo dos empreendedores do setor de alimentação fora do lar

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros

Endereço

R. Itápolis, 1468 - ramal 14 - Pacaembu
São Paulo/SP
CEP: 01245-000


Contato

Telefone: (11) 3663-6391 
WhatsApp: (11) 94218 - 6857
Email: abraselsp@abrasel.com.br
Site: www.sp.abrasel.com.br

Assessoria de Imprensa
Abrasel em São Paulo
Roberta Coelho: (11) 99870-5805

Email: imprensa@abraselsp.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados