sp.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Seccionais e Regionais
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros
  • Sabores Abrasel

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros
  • Sabores Abrasel
  • Fale Conosco
  • Revista B&R
Seccionais e Regionais

Norte

  • Seccional Acre
  • Seccional Amapá
  • Seccional Amazonas
  • Seccional Pará
  • Seccional Rondônia
  • Seccional Roraima
  • Seccional Tocantins

Nordeste

  • Regional Agreste da Paraíba
  • Seccional Alagoas
  • Seccional Bahia
  • Seccional Ceará
  • Regional Costa do Descobrimento na Bahia
  • Seccional Maranhão
  • Regional Oeste Potiguar
  • Seccional Pernambuco
  • Seccional na Paraíba
  • Seccional Piauí
  • Regional Litoral Sul Potiguar do Rio Grande do Norte (Pipa)
  • Seccional Rio Grande do Norte
  • Seccional Sergipe

Centro-Oeste

  • Regional Serra da Bodoquena/MS
  • Regional Costa Leste
  • Seccional Distrito Federal
  • Seccional Goiás
  • Seccional Mato Grosso do Sul
  • Seccional Mato Grosso

Sudeste

  • Abrasel Regional Leste Fluminense RJ
  • Regional Alta Mogiana (Ribeirão Preto SP e Região)
  • Regional Campo das Vertentes
  • Regional Jequitinhonha MG
  • Regional no Norte de Minas Gerais
  • Regional da Região Metropolitana de Campinas
  • Regional Serras de Minas
  • Regional do Sul Fluminense RJ
  • Regional Sul de Minas
  • Regional Triângulo Mineiro
  • Regional União do Oeste
  • Regional Vale do Aço
  • Vale do Rio Doce
  • Regional Zona da Mata
  • Seccional Espírito Santo
  • Seccional Minas Gerais
  • Seccional Rio de Janeiro
  • Seccional São Paulo

Sul

  • Regional Campos Gerais
  • Regional Centro Sul do Paraná
  • Regional Hortênsias
  • Regional Norte do Paraná
  • Regional Noroeste do Paraná
  • Regional Oeste do Paraná
  • Seccional Paraná
  • Seccional Rio Grande do Sul
  • Seccional Santa Catarina

Salário médio em bares e restaurantes bate novo recorde

  • PUBLICADO EM: 30/04/2026
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Remuneração chega a R$ 2.449 em março, com alta anual de 5%, enquanto geração de empregos mantém ritmo positivo

Foto: Freepik

O setor de alimentação fora do lar registrou, em março, o maior salário médio da série histórica, alcançando R$ 2.449. Os dados são da PNAD Contínua, divulgada nesta sexta-feira (30) pelo IBGE. O resultado representa avanço de 5% em relação ao mesmo período do ano passado e sinaliza valorização gradual da mão de obra.

O crescimento da remuneração ocorre em paralelo à expansão do emprego formal. Dados do Caged, do Ministério do Trabalho, mostram a criação de 9.970 vagas com carteira assinada no mês. No acumulado do primeiro trimestre, o saldo chega a 21.504 novos postos, consolidando o setor como um dos principais geradores de ocupação no país.

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o cenário reflete um ciclo de atividade aquecida e maior disputa por trabalhadores. “O aumento do salário médio está diretamente ligado à necessidade de atrair e reter profissionais. O setor continua expandindo e exige equipes cada vez mais estruturadas, o que eleva o nível de remuneração”, afirma.

Segundo ele, a tendência é de continuidade desse movimento nos próximos meses, impulsionada pelo calendário comercial. “Datas estratégicas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, ampliam a demanda e exigem reforço nas equipes. Esse ambiente favorece novas contratações".

Solmucci, no entanto, faz um alerta: "Neste cenário de pleno emprego se revela ainda mais absurdo cogitar uma mudança da escala 6x1, sem estudos que mostrem os impactos e a viabilidade. Para ficar em um exemplo, teríamos empresas de maior poder econômico roubando profissionais de estabelecimentos menores e de regiões mais pobres, levando a uma oferta de serviços menor e mais precária nas regiões mais carentes, além de aumento de custos para todos", completa.

Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!

Notícias Relacionadas

40ª edição do Festival APAS SHOW, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo

Congresso Abrasel terá painel sobre cuidado com as pessoas e com os negócios

PAMPLONA ALIMENTOS AMPLIA PRESENÇA NO FOOD SERVICE DE SÃO PAULO COM CANAL DE VENDAS ON-LINE PARA ESTABELECIMENTOS.

Abrasel lança ferramenta gratuita para ajudar pequenas empresas a se adequarem à NR-1

Comentários

Últimas Notícias

40ª edição do Festival APAS SHOW, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo

Congresso Abrasel terá painel sobre cuidado com as pessoas e com os negócios

PAMPLONA ALIMENTOS AMPLIA PRESENÇA NO FOOD SERVICE DE SÃO PAULO COM CANAL DE VENDAS ON-LINE PARA ESTABELECIMENTOS.

Abrasel lança ferramenta gratuita para ajudar pequenas empresas a se adequarem à NR-1

Abrasel em SP reforça apoio ao evento "Gestão Lucrativa" para profissionalização do setor gastronômico

Congresso Abrasel terá painel sobre NR-1 e saúde mental no trabalho

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, construindo um Brasil mais simples e seguro de empreender e melhor para viver.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Newsletter
  • Regga
  • Parceiros
  • Sabores Abrasel
  • Política de Privacidade

Endereço

Rua Martiniano de Carvalho, 181 - Bela Vista
São Paulo/SP
CEP: 01321-001


Contato

Telefone 1:(11) 3783-8612
Telefone 2: (11) 3663-6391 
WhatsApp: (11) 94218 - 6857
Email: abraselsp@abrasel.com.br
Site: www.sp.abrasel.com.br

Assessoria de Imprensa
Abrasel em São Paulo
Roberta Coelho: (11) 99870-5805

Email: imprensa@abraselsp.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados