Taxas altas, endividamento, altas cargas tributárias. Estas são algumas das queixas dos empresários do ramo de alimentação fora do lar. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) busca estimular o crescimento sustentável e oferecer soluções para o impulsionamento do comércio. Cerca de 50 empresários se reuniram em uma pizzaria no bairro da Pompéia, em Santos, para conversar sobre estes temas.
O encontro promovido pelo Núcleo Baixada Santista, liderado pelos diretores entre eles Guilherme Karaoglan que busca aproximar os empresários da Associação presente em todos os Estados e em 90 cidades do país.
O vice-presidente da Abrasel SP, Leonel Paim, prestigiou o evento e falou da importância em ter uma associação para defender os interesses do setor. "Nós também trabalhamos neste ramo e entendemos as dores de quem trabalha com bares e restaurantes. Sofremos muito com a pandemia, mas reaprendemos que é possível superar as dificuldades e crescer. Por isso, estamos confiantes em poder ajudar quem trabalhar no setor", concluiu.
O diretor da Abrasel SP, Pedro Henrique Facchini explicou que a Abrasel tem mais de 15 parceiros entre empresas atacadistas, de advocacia, automações, investimentos, plataformas de foodservice, entre outras. "Conseguimos negociar com empresas de refeição e cartões, taxas mais atrativas e ajudar o associado a reduzir custos".
O diretor do Núcleo Baixada Santista, Guilherme Karaoglan destacou alguns pontos da importância no acolhimento destes comerciantes. "Muitas vezes, o setor de alimentação fora do lar é a porta de entrada no empreendedorismo. Por isso, estamos aqui para dizer que a Abrasel quer ajudar os comerciantes a terem um espaço de fala e também de luta para melhores condições".
A comerciante Marilene Marcelo, trabalha com delivery de açaí há oito anos gostou do encontro. "Vim aqui buscando este acolhimento e achei excelente, porque hoje temos custo de material, pessoal, fora as taxas. Às vezes, o lucro é de fato bem pequeno".
Já Felipe Prieto, dono de uma hamburgueria em Santos e duas em São Paulo, reforça o discurso. "As taxas são muito caras e a carga tributária injusta com o setor, agora vejo na Associação uma oportunidade para pleitear reduções e também conseguir equilibrar os custos".
Sobre a Abrasel Núcleo Baixada Santista - Criada em abril/2024, está presente nas nove cidades da região: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A intenção da Abrasel Núcleo Baixada Santista é justamente levar aos empresários debates sobre questões importantes como: geração de empregos, equilíbrio financeiro, taxas de serviço mais atraentes, entre outras demandas.