sp.abra

Congressistas no auditório edição de 2018

“Você + longe na Melhor Idade”, com este slogan a VP Centro de Nutrição Funcional, referência nacional e internacional no ensino e pesquisa da Nutrição Funcional, chega à XV edição do Congresso Internacional de Nutrição Funcional. O mundo e o Brasil estão envelhecendo de fato. Quais são os caminhos a serem percorridos? Que estratégias a sociedade, famílias, governos, nutricionistas, profissionais da saúde, da gastronomia, da produção rural e da indústria de alimentos precisam conhecer para ultrapassar os desafios que a longevidade impõe? O que a ciência da nutrição traz de novidade para contribuir para o envelhecimento saudável e o bem-estar dos próximos octogenários e, por que não, centenários? Estas questões permearão os debates durante o Congresso, que trará Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Gastronomia Funcional, Espaço da Sociobiodiversidade e Feira de Expositores com marcas como Carrefour, Mãe Terra, Copra, Vitafor, Korin entre outras. O evento acontece de 12 a 14 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

De acordo com dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, o Brasil já conta com 54 milhões de pessoas com 50 anos ou mais. A estimativa é que cheguemos em 2045 com 93 milhões de brasileiros longevos, acima dos 50 anos. Hoje a expectativa de vida no Brasil já é de 77 anos, contra 47 em 1957.

Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional

A palestra de abertura para tratar do tema Longevidade, fica por conta de Carlos Júlio, Colunista da Rádio CBN, que abrirá o Congresso no dia 12 de setembro com o tema: Envelhecimento populacional: desafios e oportunidades diante de um novo panorama da pirâmide populacional brasileira”.

Para a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, CEO da VP- Centro de Nutrição Funcional e Presidente do Congresso, o nutricionista, neste novo contexto da longevidade, deve voltar o olhar para o grande mercado de atuação na atualidade e que será expandido com a maior longevidade, com pessoas chegando aos 70, 80 anos ou mais e felizes, com qualidade de vida e ativas. Isso pode aumentar demais o mercado de trabalho dos nutricionistas, que podem incentivar os longevos para atividades envolvendo viagens, passando as interatividades da nutrição, incentivá-los a voltar a cozinhar, com alimentos promotores de saúde e de bem-estar, retomar o contato com a terra e plantar. Eles podem ser atores de motivação a outras pessoas, nas suas mídias sociais, motivar a ter uma vida muita mais interativa, saudável, participativa, formando grupos de convivência. Se o nutricionista não incorporar essas estratégias fundamentais na sua atuação profissional abrirá lacunas para que outros profissionais, não nutricionistas, atuem por eles. Esse novo olhar do profissional da nutrição deve ser no sentido de atuar como empreendedor, melhorar sua performance na gestão profissional e na vida e contribuir para que esses pacientes longevos tenham saúde e vivam felizes com mais longevidade”.

Valéria destaca ainda a importância da longevidade do solo. “Não basta ter vida longa, sem pensar na saúde do planeta. Que tipo de alimento queremos por para dentro do nosso organismo? Se queremos vida longa com energia vital, o solo também deve ser longevo e ter energia vital, com sua microbiota preservada, mantendo suas boas bactérias. Os agrotóxicos destroem a microbiota do solo e isso interfere na microbiota intestinal humana. Além disso, os estudos científicos mostram os efeitos nefastos dos agrotóxicos na saúde humana, como o aumento na incidência de diversos tipos de câncer, de doenças crônicas degenerativas (como Alzheimer e Parkinson) e redução da fertilidade. Os primeiros a sofrerem as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos são os trabalhadores rurais, que manipulam e aplicam essas substâncias. Outra consequência destas substâncias são a mortandade das abelhas, que deixam de polinizar as plantas, e isso pode levar a escassez de alimentos. Então é fundamental que a abordagem da longevidade faça a roda de 180º na sustentabilidade, com minimalismo no consumo, do preço ao apreço, da reflexão sobre o alimento que estamos consumindo, de conhecer a origem desse alimento (quem o produz, o pequeno produtor, o agricultor familiar responsável por 70% dos alimentos que o brasileiro consome), conhecer e valorizar a agroecologia, a agricultura natural, o alimento orgânico com energia vital e muitos fitoquímicos, fundamentais para a longevidade. Além de nutrir as células, esses alimentos com energia vital, são alimentos do sentimento, nutrem nossa alma e nosso espírito”.

Participam do Congresso de Nutrição Clínica Funcional os pesquisadores: Dra. Valéria Paschoal, Carlos Alberto Júlio Colunista da CBN, Dra. Paula Gandin, Dra. Ana Cláudia Poleto, Dra. Neiva Souza, Dra. Fernanda Serpa, Dra. Michele Teixeira, Dra. Nathércia Percegoni, Dra. Daniel Barreto, Dra. Juliana Geraix, Dra. Cristiano Cravo, Dra. Bettina Moritz, Da. Luana Manosso, Dr. Henrique Freire, Agrônomo Sérgio Kenji Homa, Geraldo Deffune, Dra. Thaís Garcia, Dra. Natália Marques, Dra. Sheila Mustafá, Dra. Camila Mercali, Dr. Fabrício Assini, Dra. Sharon Feder, Dra. Ana Vládia Bandeira, Dra. Gilbert Hübscher, Dra. Paloma Tusset, Dra. Adriano Cavalcanti, Dra. Sandra Mahecha Matsuda (Chile), Dra. Rosangela Passos, Dra. Ana Beatriz Baptistella, Dra. Elizabeth Ayoub, Dra. Denise Carreiro, Dra. Gabriel de Carvalho.

Congresso Internacional de Nutrição Esportiva Funcional

Ter longevidade com qualidade implica ainda em permanecer fisicamente saudável. O Congresso de Nutrição Esportiva Funcional irá mostrar tudo que se pode agregar de benefícios, não só ao atleta de alta performance, mas aos praticantes de atividade física. Serão enaltecidas experiências de praticantes atletas com 80, 90 anos, que chegaram nesta faixa etária com muita vitalidade positiva.

Será mostrado também como uma matriz alimentar é importante para que consigamos ter todo um efeito bioquímico, ergogênico de aumento de massa magra e diminuição de gordura, quando se ingere a matriz alimentar e não só o suplemento. O suplemento tem nutrientes e compostos bioativos isolados, mas o importante é a matriz alimentar, para que consigamos massa muscular e magra, e isto estará na palestra do Prof. Valden Capistrano, com o tema: “A matriz alimentar na qualidade proteica do alimento e sua influência na hipertrofia e recuperação muscular”.

De acordo com Braian Cordeiro, Educador Físico e Nutricionista, Coordenador do Curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva Funcional da VP e um dos Coordenadores do Congresso de Nutrição Esportiva Funcional, “no primeiro dia do Congresso será abordado o processo de envelhecimento no sentido de prevenção e tratamento e suas possíveis relações com o exercício. Haverá palestras voltadas somente ao treinamento, esporte e performance e outras envolvendo as alterações fisiológicas do exercício no envelhecimento, tanto no caráter preventivo como no tratamento. O foco no primeiro dia do Congresso será a performance esportiva em atletas, no planejamento e recomendação nutricional, suplementos e recuperação muscular, além de temas sobre microbiota intestinal e função mitocondrial.”.

Já no segundo dia, o foco estará no treinamento esportivo e suas relações na prevenção, tratamento e melhora da qualidade de vida com o envelhecimento. Os palestrantes focarão no alimento, na recuperação muscular, força e longevidade.

O último dia do Congresso de Nutrição Esportiva contará com grandes pesquisadores nacionais na área da nutrição e exercício físico, entre eles os professores do grupo de pesquisa da USP do grupo do Dr. Bruno Gualano. Além disso há a presença da Prof. Dra. Sandra Marreca Matsuda, professora titular Universidade Mayor do Chile, falando sobre treinamento de força no idoso. Outros temas como sono, dor, suplementos e exames laboratoriais serão abordados pelos palestrantes.

Para a Nutricionista Dra. Ana Beatriz Baptistella, Gerente do Dpto Científico da VP, que coordena juntamente com o Dr. Brian Cordeiro, o Congresso de Nutrição Esportiva Funcional, “as palestras mostrarão como o exercício pode contribuir para o envelhecimento mais saudável. O que o nutricionista que atende na área de nutrição esportiva precisa considerar no atendimento ao idoso que treina ou que faz atividade física regular. O Congresso também trará outros temas atuais técnicos ou teóricos ligados à nutrição esportiva, como periodização, suplementos, ômega3, carboidratos. Falaremos de informações mais relevantes, sempre com foco em melhorar a performance dos pacientes, diminuir riscos de lesão muscular, melhorar o processo de recuperação muscular, para que o nutricionista ao final do Congresso saia abastecido de informações tanto voltadas ao paciente idoso ou visando o envelhecimento saudável, como sobre como a nutrição e o exercício podem contribuir para o envelhecimento com mais saúde. Mas o Congresso não foca só em envelhecimento, o nutricionista ao final do Congresso, terá informações e estratégias nutricionais para ele aplicar com atletas dele com idades menos avançadas e indivíduos que treinam; quando abordamos condutas nutricionais que melhoram a saúde hoje, indiretamente elas podem melhorar o processo de envelhecimento”.

Participam do Congresso de Nutrição Esportiva Funcional, importantes pesquisadores como: Dr. Brian Cordeiro, Dra. Ana Beatriz Baptistella, Dra. Nayara Massunaga, Dr. Ricardo Sodré, Dr. Guilherme Rosa, Dra. Vânia Matoso, Dra. Desiré Coelho, Dr. Márcio Souza, Dr.Fernando Catanho, Elisa Jachix, Gustavo Barbosa, Luiz Lannes, Bernardo Neme, Thierry Lemos, Wagner Reis, Valden Capristano, Lázaro Nunes, Rodrigo Loschi, Ricardo Goldfeder, Bruno Gualano, Hamilton Roschel, Fabiana Benatti, Adriana Cavalcanti e Sandra Mahecha Matsudo (Chile).

Congresso de Gastronomia Funcional

Nesta edição o Congresso de Gastronomia Funcional vem recheado de aromas, sabores e chefes de raiz, que pesquisaram e criaram receitas inéditas e exclusivas para a Arena Gastronômica do Congresso, com a valorização do ingrediente regional, do pequeno produtor, alimentos dos biomas brasileiros, que traduzem o eixo da cozinha sustentável 360º.

Para a Nutricionista Dra. Clara Miranda, Docente dos Cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional, na disciplina Gastronomia Funcional e do Curso de Fitoterapia Funcional, na disciplina Ervas e Plantas e Coordenadora do Congresso de Gastronomia Funcional, “os chefs desta edição especial são muito experientes e com expertises inovadoras. As oficinas serão focadas em base da alimentação saudável. Os chás, cafés e drinks funcionais serão preparados por baristas. Os fermentados também serão destaques na oficina de fermentação natural lenta, mostraremos a culinária vegetariana e vegana com preparações surpreendentes e as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais terão lugar de destaque”, aponta Clara.

Os Congressistas terão a oportunidade de degustar as preparações (limitado a 100 pessoas por oficina) e haverá um revezamento de forma que todos possam degustar alguma das preparações.

Chef e Nutricionista em sinergia

A nutricionista Clara Miranda explica que cada oficina é conduzida por um chef e um nutricionista. O nutricionista sempre embasa bioquimicamente o preparo do chef, porque ele irá usar as receitas para condutas e estratégias de tratamentos de seus pacientes em consultório de nutrição, por isso a importância de se ter os estudos bioquímicos das receitas. Ela cita um exemplo: “a Profa. Ana Vládia Bandeira já está conduzindo os estudos bioquímicos e bromatológicos das receitas de cacau que irei preparar para termos certeza da quantidade de flavonoides e antioxidantes que aquela receita oferece. Então o embasamento é nesse sentido, de formalizar tecnicamente e cientificamente aquela receita em elementos bioquímicos capazes de ter atuação e falar da aplicabilidade em que patologia poderia indicar aquela receita, daí a importância do docente junto ao chef”, pontua Clara.

Chefs muito especiais farão harmonização de vinhos orgânicos e biodinâmicos com degustações.

Programação

As oficinas serão desenvolvidas por chefs e nutricionistas.

Dia 12 de setembro

Trigo – Glúten e Fermentação Natural

Zootecnista Cláudio Oliver: Massas de Trigo Orgânico Ancestral & Fermentação Lenta

Chef Nádia Campeotto: Massas sem Glúten

Nutricionista Dra. Juliana Geraix: Diferentes Tipos de Trigo –Aspectos Imunológicos e Impactos à Saúde

Alimentos da Mata Atlântica e Caatinga

Nutricionista Veranúbia Mascarenhas: Alimentos da Biodiversidade Brasileira e suas novas aplicações

Nutricionista Dra. Valéria Paschoal: Alimentos da Mata Atlântica e Caatinga e efeitos no envelhecimento

Jerônimo Villas Boas- Ecólogo e Mestres Ambiental: Mel –Produção Orgânica e Importância para as abelhas

Nutricionista Dra. Paloma Tusset: Uso gastronômica e medicinal do mel das abelhas melíponas no envelhecimento

Dia 13 de setembro

Bebidas Nutritivas

Nutricionista Dra. Natália Marques: Guaraná indígena do Pará e sua ampla experiência sensorial

Barista e jornalista Gisele Coutinho: De onde vem nosso café de todos os dias

Egon Bertolacini: Produção de Café Biodinâmico

Chef Leila D: Chás - preparações, propriedades e manejo culinário

Alimentação Vegetariana

Nutricionista Paula Gandin: alimentos brasileiros no processo de envelhecimento saudável

Nutricionista e Chef Deborah Sá: as alternativas alimentares da alimentação vegana e vegetariana

Dia 14 de Setembro

Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos

Lara Silvestrin: Cadeia de Produção Orgânica e Experiências Práticas

Luiz Hoffman: Harmonização de petiscos veganos e vegetarianos com vinhos orgânicos

Sommelier Flávio Arouxe Ghirotti: Fatores Olfativos e gustativos- como escolher um bom vinho

Extrativismo & Nutrição Funcional

Luiz Roberto Carraza- Secretário Executivo da Cooperativa Central do Cerrado: Do Campo à Mesa - Cadeia do Extrativismo e Produção

Paulo Berin- CEO & FOUNDER DA BIOSPOON P&D: Preparações Culinárias

Nutricionista Dra. Valéria Pachoal: Compostos Bioativos dos Alimentos do Cerrado

Cacau Orgânico

Luciano Ferreira da Silva- Técnico em Agropecuária Sustentável: Produção do Cacau Cabruca

Nutricionista Dra. Clara Miranda: O Cacau Além do Chocolate

Nutricionista Dra. Ana Vládia Bandeira: como usar o chocolate de maneira saudável

Espaço da Sociobiodiversidade no 5º andar mostrará as riquezas dos alimentos dos biomas brasileiros com inciativas da sustentabilidade e oficinas de PANC- Plantas Alimentícias não Convencionais e de outros alimentos na nossa biodiversidade

Participam das Oficinas as seguintes Iniciativas:

Tema Iniciativa

Babaçú da Amazônia ------------------------ ISA

Cultivo de ervas medicinais e uso da

Biodiversidade nos cosméticos Naturais-------MUDA

PANC na Culinária Vegana ---------------------PANCs Brasil Doces Vivos Germinados ---------------- Fundação Mokiti Okada

Mel Espírito Santo ------------------------------Tiago

Substância: Natureza, o alimento e a seca-- Thimotio - IABS

Pastas e Patês------------------------- Fundação Mokiti Okada

Babaçu na Amazônia---------------------------ISA

Instituto Auá Instituto------------------------- Instituto Auá

CSA Brasil CSA----------------------------------CSA

Lanches Saudáveis - KIDS ----------- Fundação Mokiti Okada

Oficina de PANC ------------------------ Nuno Madeira–Embrapa

PANC e a variedade de sabores----------- PANC Brasil

A programação Completa está no link abaixo:

file:///C:/Users/jos%C3%A9%20maria/Downloads/Programa%C3%A7%C3%A3o%20Atividades%20Estande%20VP.pdf

Dia 13 de setembro das 15h às 18h - 5º andar - Sala VIP

FÓRUM: O Papel dos Nutricionistas e suas Interações com as Indústrias Farmacêuticas e de Alimentos para Obtenção de Melhores Resultados e Promoção de Estratégias Sustentáveis

O objetivo é aproximar as indústrias de alimentos, farmacêutica e agroindústria do nutricionista para desenvolver produtos que vão ao encontro da necessidade desse profissional;

· Identificar como as empresas desse segmento podem promover a sustentabilidade por meio da produção e consumo de MP de forma responsável;

· Incentivar a inserção de alimentos da biodiversidade na cadeia produtiva, gerando benefícios para empresas e comunidades envolvidas;

· Promover uma produção de alimentos mais adequada para atender aos novos pressupostos do guia alimentar para a população brasileira e os conceitos difundidos pela nutrição funcional;

· Sensibilizar os gestores das indústrias sobre a importância de se obter conteúdo científico para embasamento de alimentos a serem lançados no mercado com recomendação de saudabilidade.

Investimento: gratuito a partir de cadastro de visitante no site do congresso e credencial específica online até 4/9.

· https://www.vponline.com.br/loja/produtos/congresso/visitantes-e-imprensa/?id_produto=1002

Número de vagas: 100 lugares

Programação:

· 15h recepção dos participantes

· 15h15 abertura

· 15h30 Palestra 1: Qual indústria de alimentos e suplementos que a sociedade brasileira precisa? Dra. Valéria Paschoal

· 16h30 Palestra 2: A associação do nutricionista, terceiro setor, comunidades produtoras e empresas na promoção da sustentabilidade: Desafios e inovação. A definir (ou Tadeu ou Marcela Miranda)

· 17h Discussão: Marcelo Rosembaum iniciará com a gastronomia, cultura e produção da sociobiodiversidade

· 18h encerramento e visita aos espaços da feira

Dia 14 de Setembro das 15h às 16h30

Bate-papo sobre Alimentação Escolar Orgânica

Tema: Conexões biodiversas para enriquecer o cardápio da alimentação escolar

Por que é importante oferecer biodiversidade no cardápio escolar?

Dra. Natália Marques – Coordenadora dos Cursos de Pós-Gradução em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia da VP- Centro de Nutrição Funcional

Quais os desafios e oportunidades da produção biodiversa ao prato na alimentação escolar?

Ana Flávia Badue e representante do CODAE – Coordenadoria de Alimentação Escolar - da Cidade Prefeitura de São Paulo

Experiências de intercâmbios de culinária biodiversa: São Paulo (Flávia Zanatta), Campinas (Lucianne Marques), Jundiaí (Guilherme Reis, Vitória do Xingu (Daniele Damasceno).

Encerramento: Degustação de torta de farinha de babaçu com PANC e confraternização lúdica com Susana Prizendt

Investimento: gratuito a partir de cadastro de visitante no site do congresso e credencial específica online até 4/9.

· https://www.vponline.com.br/loja/produtos/congresso/visitantes-e-imprensa/?id_produto=1002

Número de vagas: 100 lugares

Feira de Exposições de produtos e serviços para nutrição funcional

Paralelamente às palestras científicas, já é tradição no Congresso a área de exposição, um espaço que conta com empresas parceiras da VP, muitas cresceram junto com a VP e têm no Congresso um ponto alto para lançamentos de seus produtos e serviços e apresentá-los aos profissionais nutricionistas.

As Marcas Expositoras

Carrefour, Mãe Terra, Vitafor, Copra, Associação Brasileira dos Produtores de Abacate - Abacates do Brasil -, Sanavita, Mundo Verde, Korin, Desinchá, Acaí Amazonas, Athletica Nutrition, Essential, Galena, Hart’s Natural, Nutrify, Ottoboni, Pacco, Precision Labs, Puravida, Purifarma, Naiak, Vital Âtman, AdptoGen Science,IBNF, a Formula, Amo Abacate, Alimentaryun,Eu Amo o que faço, Athletica Nutrition, B.eat, FQM Farma,BioSys, Dietbox, BR Spices, Equaliv, Tempere e Flora Miura, Formulariun, Jaleco Chic, Keiff Keffir, Konjac, Liv Up, Natural Quality, +Mum, Max Titatium, Menina Viva, Moove Nutrition, Mundo Verde, Naturalle Ice UP, New Millen, Nut Me, Nature Real Nutrition, Testfy, Divertimente, Body Metrix, Farcoo,RTK Indústria, CraftBox, Suavetex, InfiitPharma, Orá, A Tal da Castanha, Integral.

A feira acontece simultaneamente ao Congresso, no horário das 8h às 19h. Você pode conferir mais das marcas no site.

Carrinhos de Coffee Break

Participam dos Coffee Breaks, que serão servidos aos congressistas as seguintes marcas:

Açaí da Fábrica, Café Jurerê, Chocolife, Danone, Essência do Vale, Flormel, Gobeche, Jaguacy, Kalena, Kiro, Kombucha, Life Mix, Life Mix, Mãe Terra, Mais do Cacau, Monama, To Fit, Urbano.

VP-Centro de Nutrição Funcional - referência em Nutrição Funcional no Brasil!

Para mais informações acesse o site www.vponline.com.br

Loja virtual: https://www.vponline.com.br/loja/

Acompanhe também a VP pelas nas mídias sociais:

facebook: vpnutricaofuncional

Instagram: @vpnutricaofuncional

O Congresso conta com o apoio institucional das seguintes Instituições:

Universidade Anhembi Morumbi, Confraria Trocas Saudáveis, SINDINUTRISP – Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo – ABERC – Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas, Aregala Internacional, Cozinheiros Sem Fronteiras, CRN-7, CRN-6, CRN-3, GRSA/Compass Group, WELL BE Gastronomia, SP Convention & Visitours Bureau,GENELAC- Grupo de Estudo em Nutrição Enteral e Lactário,ABRACOHR – Academia Brasileira dos Compradores para Hospitalidade e Restaurantes , CAE – Conselho de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo.

Serviço

XV- Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Congresso Internacional de Nutrição Esportiva Funcional

Congresso de Gastronomia Funcional

Feira de Expositores

Espaço da Sociobiodiversidade – 5° Andar

Período: de 12 a 14 de setembro de 2019

Horários: 12 e 13 das 8h às 19h e 14/9 das 8h às 16h30

Local: Centro de Convenções Frei Caneca SP (Shopping Frei Caneca)

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 Consolação - São Paulo/SP

Informações: www.vponline.com.br

Telefone: (11) 3582-5600

Inscrições e programação científica completa no link abaixo:

https://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/

Baixe o aplicativo “Eventos VP” e acompanhe o Congresso.

Realização: VP-Centro de Nutrição Funcional

Comentários