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Nota oficial

  • PUBLICADO EM: 07/02/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Repercussão do Carnaval 2020 nos Bares e Restaurantes de São Paulo

A Abrasel São Paulo está entre as entidades que comemora o incrível crescimento do Carnaval paulistano. Evidente que muitos setores da economia da cidade, como hotéis, agências de viagens e transportes, vão aumentar o movimento/faturamento. No entanto, no setor de bares e restaurantes, criaram-se situações que devem ser solucionadas.

A Abrasel São Paulo realizou uma pesquisa junto aos seus associados, direcionada a expectativa econômica dos bares e restaurantes da capital, durante o período do Carnaval/2020 e os resultados foram amplamente negativos para parte dos estabelecimentos. Participaram da pesquisa empresários associados da entidade, sendo que muitos possuem mais de dois estabelecimentos, localizados principalmente em bairros de grande movimento, como Vila Madalena, Vila Mariana, Jardins, Moema, Itaim, Centro, Tatuapé e Santana.

Bares e restaurantes localizados nas rotas dos blocos

São os mais prejudicados, espera-se que o faturamento dos bares caia em média 30% no período pré-Carnaval. Aqueles localizados na Vila Madalena, terão maior índice de perda.

Os restaurantes poderão ter mais prejuízo, a queda pode chegar a 40%, muitos preferem fechar as portas durante o período.

Nos dias de Carnaval o prejuízo pode chegar a 50%, o mesmo índice do ano anterior (2019).

Motivos:

· Ambulantes - concorrência na venda de bebidas e comidas,

· Muitos foliões compram bebidas em supermercados, para consumir nas ruas,

· Com o fomento dos blocos, o público prefere estar nas ruas, utilizando os estabelecimentos apenas para o acesso aos banheiros,

· Ruas interditadas - os clientes comuns não conseguem acesso aos estabelecimentos, e

· Parte da população viaja ( clientes fidelizados).

Depredação – Os empresários reclamam da falta de segurança pública, alguns estabelecimentos são atingidos por atos de depredação, que atingem mesas que estão nas calcadas, parklets, carros de clientes e banheiros. Alguns foliões, felizmente uma minoria, destoa do que se espera em termos de conduta.

Quem fatura

As casas que estão afastadas da aglomeração dos blocos, em geral, podem aumentar o faturamento em cerca de 10% a 20% durante o período, devido ao aumento de turistas. Os bares que promovem blocos, eventos específicos, e estão localizados próximos aos locais de concentração de blocos, faturam acima do previsto.

“ Cresce o número de turistas durante o Carnaval em São Paulo, uma ótima notícia, são recursos que irrigam uma economia sabidamente em crise, mas isso requer mais organização e investimento da prefeitura, principalmente observar as necessidades do comercio, com alinhamento e incentivo para que os turistas desfrutem da famosa gastronomia da cidade. Os estabelecimentos na rota dos blocos são prejudicados pelo número excessivo de ambulantes vendendo comidas e bebidas ( muitas vezes falsificadas) nas ruas. Requer também, análise mais criteriosa dos roteiros dos blocos, menos bloqueios das ruas e apenas para o tempo necessário a passagem dos foliões, rápidas lavagens e varrição, para que o publico tenha acesso facilitado aos bares e restaurantes.

Vale ressaltar, que além de todas as dificuldades enfrentadas, este ano a Prefeitura pretende fechar os estabelecimentos localizados na Vila Madalena às 22h, diminuindo ainda mais o faturamento. A Abrasel entende que a medida é ilegal, pois só pode existir se houver lei, cuja constitucionalidade ainda poderia ser questionada.

É necessário ajustes para reverter o prejuízo que atinge parte dos empresários e clientes do setor. No entanto, a Abrasel apoia o Carnaval de São Paulo, por entender que o evento fomenta de forma expressiva o turismo, e, por consequência, gera empregos, serviços e tributos. Moradores e turistas se divertem, e a cidade fica mais alegre. Não obstante, continuaremos a exigir do Prefeito que os problemas decorrentes do Carnaval sejam resolvidos e ninguém saia prejudicado”, comenta Percival Maricato – presidente da Abrasel São Paulo

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