NESTE NÚMERO:
EXPLOSÃO DE ATIVIDADES MOSTRA RESILIÊNCIA ECONOMICA EM SÃO PAULO;
ABRASEL LANÇA SEMANA DOS NAMORADOS;
ABRASEL E SEBRAE NACIONAL UNIDOS EM PORTAL DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO E OPERAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES;
ABRASEL SP MANTEM OPOSIÇÃO A CONVENÇÃO COLETIVA; TST CONFIRMA TESE DA ENTIDADE SOBRE GORJETAS;
INAUGURAÇÃO DA CASA DOS BARES E RESTAURANTES;
CAMPANHA PARA INCREMENTAR EMPREGO E RENDA EM SÃO PAULO;
ENCONTRO NACIONAL DE EMPRESÁRIOS EM SP DISCUTE PROBLEMAS DO SETOR; JANTAR REUNE PROPRIETÁRIOS E AUTORIDADES;
31ª CONGRESSO NACIONAL NO DISTRITO FEDERAL DISCUTIRÁ RELAÇÃO COM BANCOS;
EMPRESÁRIOS DEBATERÃO PRECONCEITOS E LEIS RESTRITIVAS À ATIVIDADE DOS BARES NA SEDE DA ABRASEL;
SEMANA UNE FABRICANTES, IMPORTADORES, SUPERMECADOS, RESTAURANTES E PROFISSIONAIS NA PROVINHO E PROMOVERÃO A 1º SEMANA DO VINHO EM TODO O PAÍS;
VEM AÍ A FISPAL, A MAIOR FEIRA DO SETOR NO HEMISFÉRIO SUL;
PREFEITURA DE SP FARÁ CONCESSÃO DO MERCADÃO; COMERCIANTES TERÃO QUE NEGOCIAR COM ADMINISTRADOR PARTICULAR.
LEIA AINDA:
CONPIZZA NA CASA DOS BARES E RESTAURANTES;
CARIRI, HORTÊNCIAS, COSTA LESTE DO MS, PIAUI, PARÁ, ACRE...
PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DA APAS;
O QUILO É NOSSO E SEMANA DA CRIANÇA;
ESBRE FORMA SÉTIMA TURMA E LANÇA CURSO PARA GERENTE;
“COMPRO TIQUETES ELETRÔNICOS”
ABRASEL CAMPINAS COMEMORA UM ANO E SE PRÓXIMA DOS 200 ASSOCIADOS;
REVISTA BARES E RESTAURANTES Nº 126;
HORÁRIO DE VERÃO JÁ ERA, MAS NO VERÃO TEREMOS CAMPANHA DO HAPPY HOUR;
EDITORIAL:
EXPLOSÃO DE ATIVIDADES MOSTRA RESILIÊNCIA ECONOMICA
EM SÃO PAULO
Percival Maricato – Presidente da Abrasel SP
A ABRASEL SP comemora uma explosão de atividades, algumas de sua iniciativa, outras para as quais tem sido convidada. A diretoria tem procurado se estruturar e está contratando outros colaboradores para atender a estas novas demandas. Este boletim é o demonstrativo do afirmado. É fato que a entidade cresce como nunca, em associados, receita, eventos, vitórias judiciais e prestígio, em uma época de crise evidente. Também é notável a procura de empreendedores que procuram a ESBRE. Para a Feira do Empreendedor / SEBRAE em outubro, onde a ABRASEL atende mais de cinco mil candidatos a empresários, são esperados mais de 150 mil visitantes, comemoremos! A ANUFOOD, nova feira, foi bem, a APAS e a FISPAL estão batendo recordes em estandes vendidos. A ABRASEL está lançando a SEMANA DOS NAMORADOS e inaugurou a Casa dos Bares e Restaurantes. Participa da formação da PRO-VINHO. Apesar do pessimismo, a economia resiste no setor. A entidade continua a ter como suas principais atividades, conter custos, fazer promoções, remover obstáculos e exigir segurança jurídica para os empreendedores, além de incrementar a qualificação de gestores e profissionais. Com isso estamos contribuindo para o fortalecimento do setor e seus negócios, e como estes geram empregos, serviços, propiciam lazer à população, atraem turistas e pagam impostos, estamos ajudando a construir o país.
ABRASEL LANÇA SEMANA DOS NAMORADOS
Como em um único dia é impossível atender todos os casais que buscam opções para comemorar o Dia dos Namorados, a ABRASEL, em parceria com SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAU está lançando a SEMANA DOS NAMORADOS, que se dará entre 6 e 12 de junho, uma mudança em que todos saem ganhando.
Os casais serão atendidos com todo o carinho e atenção em uma semana inteira, podem escolher um dia ou todo o período. A ABRASEL começará por São Paulo e esperando atrair turistas de todos os estados para a cidade.
O Dia dos Namorados, após o Dia das Mães, propicia intenso movimento nos bares e restaurantes. Não entanto, muitos casais sequer se atrevem a tentar obter uma mesa ou reserva, devido ao movimento que a data gera e que, prejudica a qualidade no atendimento.
Em uma semana os casais podem desenvolver várias outras atividades que o amor inspira, sem atropelo. A transformação do dia em semana será benéfica para o comércio, hotéis, agências de viagem, companhias aéreas, parques temáticos, motéis e outros setores, gerando emprego e renda, serviços e receita tributária, e deixarão a cidade mais alegre e receptiva.
Se já temos Semana das Crianças, Semana da Pátria, Semana Santa, por que não ter uma semana dedicada ao amor, ao companheirismo, a amizades mais duradouras e intensas? Convém lembrar que também o Black Friday começou como um dia, “Friday”, mas se tornou uma semana, única maneira de atender de forma atenciosa os consumidores.
Além do apoio da inciativa privada e da sociedade, A ABRASEL já recebeu estímulos e aprovação dos governos municipal e estadual, que também querem maior dinamização da economia, mais turistas, lazer e principalmente os bem-vindos empregos, que fariam a felicidade de muitos cidadãos. Pelos mesmos motivos, espera-se o apoio das empresas em geral, a quem interessa o crescimento econômico.
Os importadores e produtores, fornecedores ou empresas de serviço ou comércio, do setor turístico, cada qual terá a liberdade para participar como achar melhor. O resultado sem dúvida será mais atividade, uma cidade mais alegre e namorados atendidos como merecem.
Para mais informações: abraselsp@abrasel.com.br ou (11) 3663-6391 / 2369-1872. Para participar clique no botão abaixo:
ABRASEL E SEBRAE NACIONAL LANÇAM PORTAL DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO E OPERAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES
O maior portal de conhecimentos já lançado por um setor econômico será acessível gratuitamente por proprietários, futuros empreendedores e gerentes de bares e restaurantes.
Um gestor de bar ou restaurante poderá fazer cursos, ler conteúdos especializados e conferir vídeos sobre o setor de alimentação fora do lar em qualquer lugar do Brasil ou do exterior de forma online e gratuita. Essa é a proposta da recente parceria entre Abrasel e Sebrae. Trata-se de concentrar um acervo digital especializado, que em breve estará disponível nos sites abrasel.com.br e sebrae.com.br. O objetivo é aproximar o setor de um mundo de informação e conhecimento por meio da difusão de conteúdo ligado a boas práticas de gestão e operação de bares e restaurantes.
VEJA MAIS: WWW.ABRASELSP.COM.BR
ABRASEL SP MANTEM OPOSIÇÃO A CONVENÇÃO COLETIVA - TST CONFIRMA TESE DA ENTIDADE SOBRE GORJETAS
Entidade mantém oposição a convenção coletiva em São Paulo. Ações judiciais, estão sendo propostas.
TST decide que o desconto e pagamento de taxas referentes a gorjeta é obrigatório e, portanto, independe de convenções coletiva e assinatura de termos.
Por decisão e assembleia, entidade mantém oposição a ilegalidades contidas nos diversos aditivos à convenção coletiva da cidade de São Paulo e região. A oposição é feita por ações judiciais, sendo que diversas estão sendo propostas, visando acabar fraudes e abusos. Um dos artigos da convenção impostas pelos sindicatos patronal e laboral prescreve que só estabelecimentos que assinam termo com os sindicatos podem descontar o valor das taxas de FGTS, INSS, 13º salário e férias. O TST acaba de decidir que a não inclusão da gorjeta na remuneração e pagamento das taxas implica em condenação do restaurante, inclusive por dano moral coletivo, e em multas diversas. Portanto, todos são obrigados a cumprir a lei, com ou sem convenção (clique aqui para ler decisão). Por sua vez o TRT/RJ manteve a condenação de um Sindicato (Sindmar), a restituir os valores descontados no contracheque de 13 trabalhadores não sindicalizados a título de contribuição assistencial. O colegiado seguiu por unanimidade o voto do relator do acórdão, desembargador Jose Antonio Piton, que considerou indevida a cobrança, ainda que normatizada por acordo coletivo da categoria, ou seja, no mesmo sentido do entendimento do Jurídico da ABRASEL sobre contribuições cobradas como obrigatórias, com outros nomes ou apenas por constarem de convenções.
INAUGURAÇÃO DA CASA DOS BARES E RESTAURANTES
Após reformas, e lançamento com mais de 300 convidados a sede da ABRASEL centralizará consultorias, cursos, atendimento jurídico, mostra de produtos e outros serviços para empresários de bares e restaurantes. Além da ESBRE, primeira escola de ensino prático sobre gestão e empreendedorismo, teremos mais três espaços para aulas, duas para reuniões e amplo auditório. O espaço estará disponível para empresas e associados para realizar eventos ou palestras.
CAMPANHA PARA INCREMENTAR EMPREGO E RENDA EM SÃO PAULO
A ABRASEL SP participou de reunião de vinte entidades influentes, escolhidas pelo Prefeito, entre elas Universidade de São Paulo, FIESP, SEBRAE, FGV e outras de mesmo nível, cujo objetivo foi auxiliar na missão de aumentar a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo. E já iniciou ações que devem ajudar a dinamizar a economia da cidade, entre elas a que transforma o dia, em semana dos namorados. Outras se seguirão, como indica este boletim.
ENCONTRO NACIONAL ABRASEL EM SP DISCUTE PROBLEMAS DO SETOR; JANTAR REÚNE 250 PROPRIETÁRIOS, FORMADORES DE OPINIÃO E AUTORIDADES
A Abrasel fará ENCONTRO NACIONAL em SP, entre 10 e 12 de junho, pela manhã no Bourbon Ibirapuera Hotel e à tarde em atividades na FISPAL. Na programação, o FORUM GESTÃO À MESA, que discute as últimas tendências, inovações tecnológicas e mudanças no comportamento do público, atualizando conhecimentos no mercado de bares e restaurantes. O patrocínio será da Ticket, Alelo, Souza Cruz, Ambev e Sodexo. Jantar de lançamento reunirá 250 convidados envolvidos com o setor, vindos de todo o pais. Reuniões de lideranças avaliarão mercado, clima, expectativas, o futuro, problemas e soluções. O Boletim Abrasel divulgará as conclusões em seu próximo número.
31ª CONGRESSO NACIONAL DA ABRASEL NO DISTRITO FEDERAL DISCUTIRÁ RELAÇÃO COM BANCOS
São esperados vários ministros, dezenas de parlamentares federais, além de lideranças dos 27 estados do país no Congresso Anual da Abrasel no DF, entre 15 a 17 de agosto. Entre os temas de interesse estarão travas bancárias, oligopólios, recebíveis, juros e crédito. As ações da entidade no Banco Central, no TCU e no CADE, além de reuniões em diversos ministérios, já têm dado resultados positivos. Atualmente as bandeiras principais dos cartões de crédito já sinalizam várias concessões na questão dos recebíveis. Ação da Abrasel no CADE procura impedir que o ITAÚ compre parte da Ticket. Outras tentam impedir que empresa de vales refeições vendam seus vales com descontos para empresas e ao poder público, bem abaixo do valor de face, para depois aumentar a comissão cobrada dos bares e restaurantes. Paralelamente acontecerá mais uma versão da Mesa ao Vivo.
EMPRESÁRIOS DEBATERÃO PRECONCEITOS E LEIS RESTRITIVAS À ATIVIDADE DOS BARES NA SEDE DA ABRASEL
Por todo o país, há políticos que querem fechar bares e restaurantes cada vez mais cedo, ou próximo de escolas, ou impedir que determinados estabelecimentos vendam bebidas alcoólicas, colocar advertências em rótulos e outras barbaridades. A ABRASEL não aceita a criminalização da atividade e exige segurança jurídica para os investidores, que também são empregadores, contribuintes, prestadores de serviço, além de atração de turistas. A ABRASEL fará campanha enfatizando aspectos positivos dos mais procurados locais de lazer. Muitas vezes esse preconceito é dirigido contra bebidas de forma indiscriminada e sem respeitar os que gostam de beber moderadamente, socialmente. No passado já tivemos lições, como a da demonização do vinho, que depois, como provado, faz bem à saúde quando tomado moderadamente. Lideranças precisam tomar conhecimento de números e argumentos que permitam defender a atividade quando agredida de forma genérica, injusta, inadmissível em um país em que as liberdades, inclusive as individuais de conduta, são direitos constitucionais.
SEMANA UNE FABRICANTES, IMPORTADORES, SUPERMECADOS, RESTAURANTES E CRÍTICOS NA PROVINHO E FARÃO A 1º SEMANA DA BEBIDA EM TODO O PAÍS
Pela primeira vez os importadores (ABBA), produtores nacionais (Ibravin), comerciantes (ABRAS e ABRASEL) e profissionais especializados somaram suas forças para vender mais vinho e divulgar a cultura da bebida. A ASSOCIAÇÃO PROVINHO promoverá muitas ações. A missão é tornar o vinho uma bebida mais popular. A primeira ação será o lançamento da SEMANA NACIONAL DO VINHO, de 25 de maio a 2 de junho, com promoções, degustações e descontos, em toda a cadeia da bebida, passando pelo comércio e procurando conquistar o consumidor. Faça promoção no seu negócio, conquiste mais clientes pelo vinho, aproveite e faça descontos. Mais informações em www.provinho.org.br ou no e-mail: contato@provinho.org.br. Inscreva já seu negócio.
VEM AÍ A FISPAL, A MAIOR FEIRA DO SETOR NO HEMISFÉRIO SUL; PELO MENOS 1.5 MIL ASSOCIADOS SÃO ESPERADOS
EM CARAVANAS OFICIAIS
A FISPAL, de 11 a 14 de junho, apresentará centenas de expositores de equipamentos para bares e restaurantes, secções especiais para café, sorvete, entre outros. A novidade será o Bar Abrasel (150 m2), montado em colaboração com a ABRABE, Associação Brasileira de Bebidas, espaço de lançamento de produtos, degustação, descontração e relacionamento para associados e visitantes de São Paulo.
Em paralelo terá o lounge com 300 m2, com exposição e degustação de produtos, para receber associados de outros estados. Associados terão um portal próprio para adentrar a feira. A FISPAL, parceira estratégica da ABRASEL, tem sido a maior feira do setor nos últimos anos e o visitante terá muitas novidades para incrementar seu negócio.
PREFEITURA FARÁ CONCESSÃO DO MERCADÃO
Permissionários serão substituídos por concessionário. A diferença é que a concessão exige licitação mas tem contrato e as permissões são precárias. Pode acontecer então do concessionário que vencer a licitação exigir a retirada ou novos contratos dos atuais usuários, impondo condições. Audiência pública discutirá destinos do Mercado Municipal. A Abrasel participará mantendo posição que mercados municipais devem servir a produtores do campo e população da cidade e comerciantes, barateando e facilitando o acesso a produtos. A entidade defenderá a manutenção do espaço ocupado por restaurantes.
VEJA MAIS: WWW.ABRASELSP.COM.BR
VEJA AINDA:
CONPIZZA NA CASA DOS BARES E RESTAURANTES
O Instituto ConPizza passou a ocupar dependências na Casa dos Bares e Restaurantes. Com anos de tradição nessa área, o Instituto tem entre seus objetivos a de ensinar todas as atividades e qualidade de insumos que podem envolver a elaboração de uma pizza, e atualmente até mesmo a elaboração de pães. Para mais informações sobre cursos e workshops, acesse: www.facebook.com/institutoconpizza.
CARIRI, HORTÊNCIAS, COSTA LESTE DO MS, PIAUI, PARÁ, ACRE...
Depois de criar seccionais da ABRASEL nos estados, proprietários do setor intensificam a organização de regionais em cidades e regiões. Gastronomia mostra-se atividade relevante para economia, emprego e turismo, o que justifica e impulsiona a proliferação espontânea de novas regionais.
No Encontro Nacional da ABRASEL em Natal RN, a regional de Cariri ganhou o direito de sediar o mesmo evento da entidade no início de 2020. Os empresários brasileiros terão o prazer de degustar os produtos do sertão, conhecer Crato, Juazeiro e outras cidades.
Até o fim do ano, além do Encontro Estadual em SP e do Congresso no DF, a ABRASEL fará o tradicional evento no sul do país em Porto Alegre, entre os dias 10 e 21 de novembro. Palestras, degustações, debates e mostra de produtos estarão disponíveis.
Cariri, Hortências, Costa Leste do MS, Piauí, Pará e Acre, estão entre as seccionais/regionais que empossaram novos conselhos de administração nos primeiros quatro meses do ano.
PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DA APAS
A ABRASEL participou da feira da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SUPERMERCADO, com o Bar Abrasel e com muitas atividades úteis aos empresários. Tendo em vista o crescente número de proprietários de bares e restaurantes que visitam a imensa feira da Associação Paulista de Supermercado, a ABRASEL aceitou o convite para participar e montou o seu bar no interior da feira, um espaço informal e divertido, onde expôs conhecimentos sobre a área, produtos e serviços, fez recepção de associados e degustações.
O QUILO É NOSSO E SEMANA DA CRIANÇA
A ABRASEL ainda tem vários eventos no seu calendário, entre eles, dois que já se tornaram tradicionais: concurso o Quilo é Nosso, de 17/09 a 01/10 e a Semana da Criança de 07 à 12/10. O melhor quilo tem como objetivo estimular os restaurantes desse tipo a aprimorarem seus serviços, sendo que os primeiros de cada estado são premiados, e mais ainda o campeão nacional, que surpreendentemente veio de Manaus no ano passado. A Semana da Criança, acontece em todos os estados, tem como objetivo levar conhecimentos sobre o setor aos pequenos, demonstrar como funciona um restaurante, seus benefícios para a sociedade e a possibilidade do primeiro emprego.
ESBRE FORMA SÉTIMA TURMA E LANÇA CURSO PARA GERENTE
A ESBRE formou mais uma turma de empreendedores, tornando-se assim a escola de ensino prático mais ativa do país. A próxima etapa é o lançamento do curso de gerentes, mais focado em gestão, para aperfeiçoamento ou formação desse tipo de profissionais, servindo também para os interessados em entrar no ramo, preparar filhos ou funcionários, ou para estudantes, professores e consultores que precisam de conhecimentos práticos. Em parceria com o Bares SP e a MAPA Consultoria, a ESBRE proporciona cursos de barman, garçons, barista, sommeliers e outros. Mais de oito mil profissionais já foram formados. (Informações no site www.esbre.com.br ou por telefone: (11) 3253-7148/ 99954-7595.)
COMPRO TIQUETES ELETRÔNICOS
Quem pensava que com a implementação do tíquete eletrônico cessaria a negociação dos valores que são recebidos pelos trabalhadores, e deveriam ser destinados a refeições decentes, se enganou. O comércio ainda é possível e continua. Em São Paulo, em várias regiões, a oferta pela compra de tíquetes eletrônicos continua a ser oferecido abertamente nas ruas de maior movimento.
ABRASEL CAMPINAS COMEMORA UM ANO E SE PRÓXIMA DOS 200 ASSOCIADOS
A Abrasel da Região Metropolitana Campinas está próxima de completar um ano de vida. E chegando a 200 associados. A entidade foi decisiva na contenção de projeto de lei que visava fechar bares na cidade às 23 horas na cidade e agora tem como prioridade aprimorar ainda mais sua administração, visando atender a intensa procura por seus serviços. A gastronomia é um dos destaques na atração de turistas em toda a região e é objeto da regional aprimorar sua excelência. Nesse sentido tem feito várias promoções. (Veja mais: https://rmc.abrasel.com.br/)
REVISTA BARES E RESTAURANTES N 126
Tendências no mercado norte americano; como empresários do setor podem “abraçar as ruas”, se relacionar bem com vizinhos, e com isso alavancar seu negócio e prestígio; a formação da frente parlamentar do comércio; entrevista com: o chef Laurent Suadeau (tendências em gastronomia) e Paulo Haddad (urbanização), como calcular preço de sua empresa; Cariri escolhido para sediar Encontro Nacional da ABRASEL. Está e outras notícias você pode encontrar na mais tradicional revista do setor. Os associados da ABRASEL já receberam, mas podem obter mais exemplares nas sedes da entidade em estados e regiões.
HORÁRIO DE VERÃO JÁ ERA, MAS NO VERÃO TEREMOS CAMPANHA DO HAPPY HOUR
A ABRASEL SP deixou de tomar posição quanto ao final do horário de verão, apesar de fazer pesquisa entre seus associados, tendo em vista que os votos a favor e contra se igualaram. No entanto, as campanhas de incremento da happy hour continuarão com início a cada primeiro dia do verão.
PARCEIROS DA ABRASEL SP:
QUANTO MAIS FORTE FOR A ABRASEL, MAIS SEGURO ESTARÁ O SEU NEGÓCIO.
JUNTE-SE A NÓS, FAÇA DA ABRASEL, A SUA VOZ!
|