Peruano Central mantém hegemonia no continente pela quinta vez; A Casa do Porco, brasileiro mais bem colocado, fica em quarto

Tudo segue (quase) igual na geopolítica gastronômica da América Latina: o peruano Central foi mais uma vez eleito o melhor restaurante do continente em 2022 segundo a versão local dos 50 Best — a mais influente lista de restaurantes do mundo, realizada na madrugada desta terça-feira em Mérida, no México.
É o restaurante que mais esteve à frente na lista (5) e a sétima vez (das oito realizadas) que os peruanos estiveram na posição número 1 — somente em 2020 o argentino Don Julio foi eleito o melhor do continente.
O Brasil teve seu melhor ano na premiação: foram 10 brasileiros entre os 50 melhores, A Casa do Porco manteve seu protagonismo novamente na quarta posição.
O Oteque, de Alberto Landgraf, no Rio de Janeiro, foi o segundo melhor colocado do país, e ainda ganhou o prêmio especial Art of Hospitality, por seu excelente serviço de sala.
Três novos restaurantes brasileiros estrearam na lista: Nelita (39), Charco (35) e Metzi (27), todos em São Paulo. Na mesma cidade, o D.O.M, de Alex Atala, caiu 20 posições.
A melhor chef mulher do continente também é uma brasileira: Manu Buffara, do restaurante homônimo, em Curitiba, recebeu no palco do Centro Internacional de Congresos de Yucatán o reconhecimento — anunciado antecipadamente em setembro.
Volta da premiação
A lista regressa depois de ter hibernado por dois anos por conta da pandemia — que afetou seriamente a América Latina e as viagens pelo continente. Isso levou a organização a adiar os prêmios em 2021 e organizar uma lista especial com um compilado dos mais votados em seus 8 anos, desde seu início, em 2013.
Nesta também o Central ganhou o primeiro lugar, prova de sua força no continente. Comandado pelos chefs Virgilio Martínez e Pía León, o restaurante de Lima propõe uma experiência que traz em seus menus-degustação (entre R$700 e R$ 1400) pratos de distintas altitudes e terroirs do país, com ingredientes dos Andes à Amazônia.
Outras premiações
Além da lista principal, a cerimônia também premiou os restaurantes e profissionais que se destacaram no último ano. O restaurante Ancestral, de La Paz, na Bolívia, comandado pelos chefs Mauricio López e Sebastián Giménez, foi premiado com o prêmio One to Watch (aquele que merece atenção do público).
Rafael Rincón, da Fundación Gastronomía Social, de Santiago, foi reconhecido como um pioneiro da gastronomia social que mudar o mundo através da comida com o Icon Award.
Para a categoria Restaurante Sustentável, foi escolhido o restaurante Diacá, localizado na Cidade de Guatemala, na Guatemala. Novo prêmio, o Melhor Sommelier da América Latina foi Pablo Rivero, do Don Julio (em Buenos Aires), e a melhor Chef de Confeitaria foi Pía Salazar, do Nuema, em Quito.
Veja abaixo a lista completa dos 100 melhores restaurantes para o Latin America's 50 Best 2022.
50- Julia (Buenos Aires)
49- Mesa Franca (Bogotá)
48- Grand Dabbang (Buenos Aires)
47- Diacá (Cidade de Guatemala)
46- Manu (Curitiba)
45- Gustu (La Paz)
44- MIL (Peru)
43- Quintonil (Cidade do México)
42- La Docena (Guadalajara)
41- Alcalde (Guadalajara)
40- Elena (Buenos Aires)
39- Nelita (São Paulo)
38- Osso (Lima)
37- Rosetta (Cidade do México)
36- Aramburu (Buenos Aires)
35- Charco (São Paulo)
34- Pangea (Monterrey)
33- D.O.M. (São Paulo) - caiu 20
32- Rafael (Lima)
31- Sublime (Cidade de Guatemala)
30- Astrid y Gastón (Lima)
29- Arca (Tulum)
28- Máximo Bistrot (Cidade do México)
27- Metzi (São Paulo)
26- Chila (Buenos Aires)
25- Parador La Huella (José Ignacio)
24- Nuema (Quito)
23- Sud 777 (Cidade do México)
22- El Preferido de Palermo (Buenos Aires)
21- Maní (São Paulo)
20- Lasai (Rio de Janeiro)
19- Celele (Cartagena)
18- Villa Torél (Ensenada)
17- Le Chique (Cancun)
16- Fauna (Valle de Guadalupe)
15- Mishiguene (Buenos Aires)
14- Evvai (São Paulo)
13- Leo (Bogotá)
12- Oteque (Rio de Janeiro)
11- Mérito (Peru)
10- Boragó (Santiago)
9- Maita (Peru)
8- Kjolle (Peru)
7- Pujol (Cidade do México)
6- Maito (Cidade do Panamá)
5- El Chato (Bogotá)
4- A Casa do Porco (São Paulo)
3- Maido (Lima)
2- Don Julio (Argentina)
1-Central (Peru)
Fonte: Folha de S. Paulo