06/03/13 - Ação qualifica e impulsiona gastronomia de Florianópolis

 

Programa do Sebrae e parceiros vai atender 260 negócios do segmento

Melhorar a gestão e o atendimento dos negócios, promover parcerias e ações de marketing são as premissas de um programa lançado na última terça-feira (26), com foco nas Vias Gastronômicas de Florianópolis (SC). Desenvolvido pelo Sebrae em Santa Catarina, Associação Comercial de Florianópolis (ACIF) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), a iniciativa pretende transformar a capital catarinense no principal destino gastronômico do país. Durante os quatro anos do programa, 260 negócios do segmento devem ser atendidos.

Seguindo a metodologia de núcleos setoriais da ACIF, por meio do Programa Empreender, do Sebrae, o programa disponibiliza ferramentas para o aprimoramento da gestão, ampliando o número de estabelecimentos capazes de oferecer produtos e atendimento de qualidade; para a criação de identidade visual e estratégias de marketing conjuntas; melhoras na infraestrutura; acesso a mercado entre outras. A Abrasel oferece consultorias e capacitação a empresários do setor. “O programa tem foco na governança e na gestão dos negócios, busca ampliar mercados e agregar ações de inovação ao ramo de alimentação fora do lar. É um programa inédito, que será referência nacional”, destaca Sérgio Cardoso, diretor de Administração e Finanças do Sebrae em Santa Catarina.

A Via de Coqueiros, localizada em um bairro da parte continental de Florianópolis, é o ponto de partida do programa. No local, os empresários já estão organizados em uma associação, que tem orientação do Sebrae, ACIF e Abrasel/SC. Foi após fazer o Seminário Empretec, aplicado no Brasil pelo Sebrae, que o empresário Alexandre Osanai mudou suas estratégias de mercado. Proprietário de um barzinho de petiscos e música ao vivo, na via gastronômica de Coqueiros, ele decidiu transformar o local em um restaurante de comida japonesa. “Hoje temos um cardápio diferenciado, aprovado pelos clientes”, conta. Osanai destaca a importância da parceria com os restaurantes da Via para a promoção de ações de capacitação, marketing e compras coletivas.

O presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., aponta o associativismo como um dos pontos fortes do programa. “No mundo moderno, as pessoas não resolvem seus problemas sozinhas, é preciso ter cooperação entre os empresários”, sustenta. Segundo Caramori Jr., “o programa, além de gerar maior competitividade para o setor empresarial, poderá servir como difusor de novos produtos turísticos na cidade”, destaca. Fábio Queiroz, presidente da Abrasel-SC, acrescenta que a parceria entre as instituições locais ofertará aos empresários todo know-how para a formação de uma Via completa e de sucesso.

Grupos de empresários de outros bairros e praias de Florianópolis também estão entre os selecionados para o programa: Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Ribeirão da Ilha e Sambaqui. As Vias Gastronômicas de Santo Antônio de Lisboa e da Lagoa da Conceição estão sendo prospectadas.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias