01/02/13 - Especialista ensina como expandir sua rede de franquia com segurança

 

Crescer sem seguir um plano de expansão pode acabar com o negócio. Veja como fugir desse erro

Abrir uma rede de franquias é um grande passo para qualquer negócio. Mas, para o especialista do setor, Marcus Rizzo, da consultoria Rizzo Franchise, muitas redes acabam cometendo erros graves que culminam no fim da expansão e muito prejuízo para o empresário.

O maior deles, para o especialista, é não seguir uma estratégia de crescimento adequada ao modelo de negócio. “Muitos empresários iniciam a expansão de suas franquias de maneira desordenada, em localidades muito distantes de onde está instalada a empresa franqueadora. O resultado é catastrófico”, adverte Marcus.

O especialista conta que o primeiro passo para qualquer plano é dominar o mercado em que a marca já está inserida. “Unidades franqueadas sem o devido suporte e a ‘tropicalização’ do negócio acabam adaptando características e produtos da franquia à região onde ela está sendo instalada, perdendo assim o seu padrão. O resultado é a descaracterização completa da franquia, que não tem um plano de expansão para traçar seu crescimento”.

 

Expansão sem erro

O especialista afirma que crescer em espiral, sem pular os importantes degraus de uma expansão, é a maneira mais segura para o negócio dar certo. “O plano de expansão deve ser respeitado para que a franquia pare de ser comprada e passe a vender novas unidades”, ressalta Rizzo.

É importante lembrar que a seleção correta do franqueado é fundamental para que a expansão tenha sucesso, mesmo em localidades adequadas. Rizzo também diz que passo seguinte é estabelecer o perfil do candidato à franquia - o retrato falado do candidato -, que deve servir como orientação para desenvolver a campanha de marketing e o programa de venda da franquia.

 

Fonte: Infomoney