24/01/13 - AB InBev pode registrar marca 'Bud' na Europa

 

Budweiser trava disputa centenária com empresa da República Checa. Budvar, fundada em 1895, alega que marca é denominação de origem

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) decidiu nesta terça-feira (22) que a cervejaria Anheuser-Busch InBev (AB InBev), dona da marca Budweiser, tem o direito de registrar a marca "Bud" em toda a União Europeia, apesar dos protestos da concorrente Budejovicky Budvar, da República Checa.

As duas companhias travam uma disputa centenária pelo direito de colocar o nome "Budweiser" em suas garrafas e latas na Europa.

A Budvar, fundada em 1895 alega que detém os direitos sobre a marca Budweiser na maioria dos países europeus e que “Budweiser” é denominação de origem porque sua cerveja foi criada na cidade de Ceske Budejovice, anteriormente conhecida por Budiwoyz or Budweis.

 

A AB Inbev detém os direitos sobre a marca Budweiser nos Estados Unidos desde 1876. Em muitos países da Europa, a cerveja é vendida apenas com o nome “Bud”. Em 2008, a norte-americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, foi comprada pela belgo-brasileira InBev.

Na decisão anunciada nesta terça-feira que rejeitou os recursos apresentados pela Budvar, a corte concluiu que a marca pode ser registrada pela AB Inbev por causa do "uso insignificante" da denominação "Bud" na França e Áustria bem como da comercialização de produtos da empresa da República Checa nestes países.

O porta-voz da Budvar afirmou ao "The Washington Post" que a empresa avalia recorrer da decisão.

Já a AB InBev avaliou que com a decisão terá a partir de agora a proteção "em praticamente todo o mundo" para as marcas Bud e Budweiser.

"Estamos extremamente satisfeitos por ter confirmado o nosso direito de registro de marca Bud em toda a União Europeia. Esta decisão é extremamente importante e irá expandir nossas já fortes proteções globais para Bud e Budweiser", disse a companhia em comunicado, destacando que são poucos os países da Europa em que não possui o registro das marcas.

eiser nos Estados Unidos desde 1876. Em muitos países da Europa, a cerveja é vendida apenas com o nome “Bud”. Em 2008, a norte-americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, foi comprada pela belgo-brasileira InBev.

Fonte: G1