07/01/13 - Shoppings de interior geram oportunidades para franquias

 

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 2012 foram inaugurados 27 shoppings em todo o Brasil

Os shoppings não param de crescer no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 2012 foram inaugurados 27 centros comerciais em todo o País. Para 2013, as expectativas são ainda maiores. Segundo a Abrasce, já foram anunciados 48 novos shoppings para o ano. Desse total, uma parte será inaugurada em cidades do interior. São Paulo, por exemplo, receberá cerca de dez shoppings em cidades como Araçariguama, Sorocaba, São Roque, Ribeirão Preto e Votorantim.

Para Ana Vecchi, diretora da Vecchi&Ancona Consulting, consultoria especializada em franquias, a abertura de shoppings nas cidades de interior é uma boa oportunidade para franquias se consolidarem em territórios ainda não explorados.

No entanto, alguns cuidados, segundo Ana, são cruciais para que essa estratégia de expansão de fato dê resultados positivos. "Para uma marca nova que ainda está se consolidando, é muito arriscado entrar em um shopping de interior, mesmo que a oportunidade pareça tentadora", alerta.

 

De acordo com a especialista, o ideal, no caso dessas franquias, é que elas fixem sua marca em uma capital para depois expandir para o interior. "Imagine que será uma marca nova, com uma unidade nova, franqueado novo em um ponto comercial novo. É tudo muito recente, fator que representa alto risco de insucesso", explica.

Para as franquias com marca forte, os shoppings de interior são uma ótima oportunidade de expansão. Na maioria das vezes, os moradores já conhecem a marca e até lamentam o fato de ela não estar presente em sua cidade. Por isso, a chance de sucesso é maior.

Mesmo assim, Ana afirma que optar por um franqueado que já é morador da cidade é muito melhor. "Normalmente, em cidades de interior as pessoas se conhecem e prezam por consumir em estabelecimentos de pessoas de confiança. Por isso, buscar por um franqueado local é uma boa opção para franquias de qualquer tamanho", esclarece.

A consultora acrescenta ainda que, mesmo parecendo um bom negócio para as franquias consolidadas, o franqueador tem que fazer um bom estudo das possibilidades antes de investir. Isso porque um shopping leva cerca de três anos para se consolidar em um local.

Segundo a Abrasce, o setor de shoppings centers faturou cerca de R$ 110 bilhões em todo o País em 2011. O montante representa um aumento de cerca de 20% em relação a 2010. Os dados referentes a 2012 ainda não foram compilados.

Fonte: Terra