24/10/12 - 8 fatores para escolher um ponto para sua franquia

 

Veja quais são os principais pontos a serem analisados antes de assinar o contrato

A escolha correta de um ponto comercial muitas vezes é determinante no sucesso ou insucesso de uma franquia, portanto contar com a ajuda da franqueadora é sempre vital. A intenção principal é minimizar os riscos e ampliar o potencial de resultados, além de acelerar o prazo de retorno de investimento do negócio.

 

O ponto certo é aquele que conseguirá atrair a quantidade de pessoas e a visibilidade da marca e produtos suficientes para o negócio ser bem sucedido. Há aspectos que precisam ser avaliados criteriosamente. Veja alguns abaixo:

 

1. Perfil do público ideal: qual o tipo de público, os hábitos de consumo, os horários de movimento e as principais razões que levam as pessoas ao local.

2. Aspectos legais: avaliar os documentos e as condições da região, se não há impedimento para o estabelecimento comercial do tipo pretendido, bem como certificar-se das aprovações necessárias.

3. Viabilidade financeira: veja se os custos de locação e o valor do ponto comercial são adequados ao retorno do investimento projetado.

4. Uso de ferramentas de busca e geoprocessamento: as franqueadoras estão cada vez mais estruturadas no processo de escolha do ponto e usado ferramentas de contagem de fluxo ou mesmo geoprocessamento (alguns chamam de geomarketing, semelhante aos mapas da internet, como Google Maps, etc).

5. Vizinhança: veja quem são os principais vizinhos, os negócios que predominam na região, esse tipo de vizinhança é coerente com a proposta de marca e se há muitos concorrentes com tradição no local. Esse aspecto pode ser determinante se o potencial de consumo já estiver saturado, porém em alguns locais a grande presença de concorrentes do mesmo segmento serve para ampliar o potencial.

6. Apoio da franqueadora: geralmente, a franqueadora detém know-how suficiente e experiência na escolha. Porém, é preciso que o candidato faça pesquisas, sempre alinhadas aos pedidos e necessidades da franqueadora.

7. Visibilidade e acesso ao local: cheque a capacidade de exposição do local, bem como distância em que o ponto comercial é visto e percebido, como esquinas. O acesso ao local e estacionamentos ampliam significativamente o potencial do negócio.

8. Portadores de necessidades especiais: poder proporcionar aos clientes portadores desse tipo de necessidade um acolhimento adequado pode ser um excelente diferencial do negócio.

 

Conseguir atender a todos esses requisitos não é tarefa das mais fáceis, mas também não se deve deixar de fazer uma boa pesquisa de locais, acompanhar o dia a dia dos negócios presentes e conversar com outros empresários ou até moradores.

 

Fonte: Exame.com