18/10/12 - 70% das pequenas empresas esperam alta no faturamento nos próximos meses

 

Para o Sebrae, o otimismo pode ser explicado principalmente por dois motivos: a expectativa de melhora na economia brasileira e pelas festas de final de ano

Os empresários das micro e pequenas empresas estão otimistas com o faturamento para os meses de setembro, outubro e novembro. De acordo com pesquisa do Sebrae em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), 70% esperam aumentar o faturamento nos próximos três meses.

Apenas 23% deles esperam estabilidade no faturamento e 7% queda. Segundo o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barreto (foto), o otimismo pode ser explicado "não somente pela previsão de melhora da economia brasileira, como também pelas festas de final de ano".

 

Os dados da pesquisas incluem os setores onde atuam os MEI (Microeempreendedores Individuais) e as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), que representam 99% do total de empresas no Brasil e respondem por cerca de 25% do PIB (Produto Interno Bruto).

 

Setores

Ao analisar os setores, os dados revelam que comércio está acima da média do otimismo, com 74% dos empresários otimistas com o crescimento do faturamento, seguido pela indústria (68%), construção civil (65%) e serviços (4%).

O MEI é o destaque como o setor mais otimista, 78% deles prevêem um faturamento maior nos meses de setembro, outubro e novembro.

 

Ocupação

O índice de contratação também é positivo, com 27% dos entrevistados com pretensão de contratar nos próximos três meses.

O setor de construção é o mais pretende aumentar o quadro de funcionários, com 34%, seguido da indústria (27%), serviços e comércio, com 26%.

 

Fonte: Infomoney