28/09/12 - Heineken consegue controle sobre fabricante da asiática Tiger Beer

 

Negócio envolveu cerca de US$ 6,4 bilhões. Acionistas da F&N votaram a favor de vender a participação

A Heineken garantiu o controle total sobre a fabricante da Tiger Beer em um negócio de 7,9 bilhões de dólares de Cingapura (US$ 6,4 bilhões) após acionistas da Fraser and Neave (F&N) terem votado a favor de vender a participação do conglomerado na cervejaria.

A votação encerra dois meses de disputa entre Heineken e companhias ligadas ao bilionário tailandês Charoen Sirivadhanabhakdi pelo controle da Asia Pacific Breweries (APB), que além da Tiger Beer, fabrica várias outras marcas populares de cerveja e opera 30 fábricas em 14 países.

As atenções agora se voltam para a F&N, por conta de uma proposta de 7,2 bilhões de dólares de Charoen pelo restante do conglomerado, por meio da Thai Beverage e TCC Assets. Os tailandeses controlam 30,7% da F&N, que continuará um grande player nos negócios de imóveis e refrigerantes após a venda da APB.

Os tailandeses poderiam ter vetado a venda de 40% da F&N na APB à Heineken, mas disseram na semana passada que votariam a favor da operação. A cervejaria holandesa, em troca, aceitou não fazer uma oferta hostil para controlar a F&N.

 

 

Fonte: G1