13/09/12 - McDonald's vai informar calorias de produtos no menu em 2013

O objetivo é entrar em linhas com os parâmetros internacionais de transparência adotados pela rede

McDonald's vai informar a quantidade de calorias dos produtos anunciados nos menus - que ficam logo acima dos caixas, onde estão as fotos dos lanches, - em todos os restaurantes da América Latina a partir de março de 2013, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pela rede de fast food.

O objetivo é entrar em linhas com os parâmetros internacionais de transparência adotados pela rede.

Segundo a rede, as lanchonetes já oferecem aos clientes a informação nutricional de seus produtos nas lâminas das bandejas e em seu site na internet. A intenção da rede é ajudar os clientes a fazer escolhas cada vez mais embasadas nas informações dos produtos.

"O consumidor está cada vez mais atento à qualidade e ao equilíbrio dos nutrientes que consome. Queremos estar em sintonia com essas necessidades", afirmou Woods Staton, Presidente e CEO da Arcos Dorados, companhia que opera a marca McDonald's na América Latina, em nota.

 

Estados Unidos

A partir da próxima semana, será a vez dos amantes do Big Mac nos Estados Unidos saberem quantas calorias ingerem a cada mordida, pois a rede de restaurantes de fast food anunciou também hoje que a informação será incluída em seus cardápios com o objetivo "de ajudar os clientes a escolher o que comem".

 

"Sabemos que os clientes querem saber mais sobre o conteúdo nutricional do que oferecemos a eles", explicou, em um comunicado, o presidente da rede McDonald's nos Estados Unidos, Jan Fields.

Os consumidores poderão saber, por exemplo, que um sanduíche Angus Bacon com queijo contém 790 calorias; um Big Mac, 550; um hambúrguer simples, 250; dez nuggets de frango, 470; uma salada de frango, 190; uma porção grande de batatas fritas, 500, enquanto uma Coca-cola média tem 210.

A rede anunciou, ainda, uma série de iniciativas que planeja adotar em breve, como a realização de cursos de nutrição para seus funcionários e a elaboração de novos cardápios "com mais frutas e verduras", assim como o lançamento de um sanduíche McWrap "inspirado no McDonald's Europa", com verduras e legumes frescos.

O comunicado não fez alusão à obesidade, problema de saúde pública número um do país, mas lembrou as recomendações nutricionais publicadas pelo governo em 2010.

Um adulto em cada três e quase uma criança em cinco são obesos nos Estados Unidos, enquanto dois terços dos adultos e um terço das crianças têm sobrepeso. Para Marion Nestle, professora de Nutrição e Saúde Pública da Universidade de Nova York, o McDonald's "faz isto porque sabia que teria que fazê-lo" como consequência de uma nova lei que ainda não entrou em vigor. "Quero ver como vão agir antes de aplaudir", disse à AFP.

A rede McDonald's nos Estados Unidos diz servir cerca de 25 milhões de clientes por dia em seus 14.000 restaurantes espalhados pelo país.

 

Fonte: Terra