28/08/12 - Custos em aluguéis e mercadorias são os maiores desafios para franqueados

 

Segundo o estudo “Panorama Global das Franquias do Setor de Food Service”, da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das franquias de alimentos representam mais que a metade do setor. Porém, na mesma medida do progresso, os custos com os aluguéis são as maiores reclamações dos franqueados.

Os aluguéis em shoppings tiveram aumento de 12% em relação a 2010. Já nas lojas de rua, a alta foi de 14% e nas galerias de 7%. O custo de ocupação em shopping, considerando apenas o aluguel e fundo de promoção, é maior no segmento de docerias e sorveterias, com 29% de aumento, e em snacks e cafeterias, 22%. Já considerando apenas o condomínio, os setores de pizzas, massas e sanduíches irão desembolsar o maior custo, com aumento de 7%.

 

Mercadoria

Também aumentaram os custos de mercadoria, impulsionados pelo crescimento nas matérias-primas (11%), segundo a pesquisa. O setor que registrou maior alta foi o de carne bovina, com 50% de crescimento nos custos. Hortifrutigranjeiros e frutos do mar aparecem em seguida, com aumento de 38% e 18%, respectivamente.

 

“O abastecimento de matéria-prima de qualidade predomina e caracteriza o setor. Essa é uma das fortes preocupações com a qualidade de perecíveis e produtos que envolvem a cadeia de frios”, explica o consultor, Enzo Donna.

 

Metodologia

A pesquisa entrevistou 40 marcas e 3,18 mil unidades de franquia e foram analisados os segmentos de comida asiática (10%), pizza/massas (12%), comida variada (45%); doceria (7%); snack/cafeteria (13%) e sanduíches (13%).

 

Fonte: UOL