08/08/12 - Brasília é palco do mais importante evento do setor

Na edição deste ano, Congresso da Abrasel discutirá as várias dimensões do desafio da mão de obra para o setor de bares e restaurantes


 

A necessidade de capacitação profissional, o trabalho eventual e a qualidade do atendimento no setor de alimentação fora do lar estão entre os temas a serem debatidos no 24° Congresso Abrasel, que acontece no período de 14 a 16 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O evento pretende debater amplamente o tema “Mão de obra - Um desafio em várias dimensões”, assunto que está em pauta no dia a dia das empresas do setor de alimentação fora do lar. A expectativa é reunir 10 mil pessoas entre empresários, autoridades políticas e lideranças.

De acordo com o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o evento é o maior do setor e acontece pela quinta vez em Brasília. Ele ressalta que para prestar serviços de qualidade e excelência é preciso organizar, treinar e manter uma equipe qualificada e bem preparada. “Os debates que acontecerão durante o evento contribuirão significativamente para auxiliar o empresariado com um tema tão complexo como a mão de obra, em todas as suas dimensões, como qualificação, modelos de gestão e liderança”, afirma.

Mais uma vez, profissionais e empresários do setor de alimentação fora do lar poderão conferir as oportunidades de novos negócios, conversar com dirigentes das mais importantes empresas do país, conhecer as tendências do mercado e fortalecer redes de relacionamento. Além disso, é o cenário ideal para reciclar conhecimentos, aprimorar as atividades empresariais e ampliar a visão estratégica. O evento conta com patrocínio do Sebrae Nacional, Ambev, Ecolab e Souza Cruz.

A programação será diversificada, com várias atividades que permitirão ao participante ampliação de conhecimentos durante os workshops, fóruns, cursos e debates com palestrantes e chefs de renome nacional e internacional. Um dos destaques será a apresentação do vice-presidente de vendas da Ambev, Ricardo Tadeu. Além disso, o presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, abordará a importância da regulamentação do trabalho eventual.

Ainda na programação técnica, haverá a participação da diretora de Recursos Humanos do Grupo IMC, Regiane Andrade; do presidente da Talkability Group, Fernando Figueiredo; e do diretor da publicação Prazeres da Mesa, Georges Schnyder. Destaque especial para os espaços de orientação aos empreendedores e realização de encontros de negócios.

O acesso a todas as atividades do evento será gratuito. A Abrasel democratizou a entrada para que o maior número de interessados possa usufruir as novidades que o Congresso trará às vésperas de acontecimentos importantes como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

A solenidade de abertura acontecerá no dia 14, às 19h30, no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

Feira Restaurante Show

Paralelamente ao Congresso da Abrasel acontece a Feira Restaurante Show, um evento de negócios e relacionamento que se tornou referência para empresários do setor, chefs de cozinha e lideranças do segmento e reuniu as principais empresas fornecedoras de produtos, equipamentos, tecnologia e serviços. Nesta edição, a Restaurante Show destinou áreas específicas de exposição segmentada, para garantir maior eficiência na apresentação dos stands, facilitar o acesso e atingir as necessidades dos visitantes.

A feira terá áreas como Mesa Show, onde acontecerá apresentação de renomados chefs nacionais e internacionais, e a Vinum Brasilis, onde serão ministrados cursos e realizadas degustações de vinhos.

 

Mesa Show 2012

A Mesa Show 2012 é resultado de uma importante parceria com a Prazeres da Mesa, publicação considerada a bíblia da gastronomia. Neste evento, chefs renomados ensinarão técnicas e receitas de dar água na boca.

O primeiro destaque é a participação internacional da chef catalã estrelada pelo Michelin, Montse Estruch, uma referência da cozinha espanhola. Outra participação especial na programação será a do chef Eudes Assis, conhecido pela cozinha caiçara criativa (relacionada à pesca) e premiado como Revelação 2010, pela Prazeres da Mesa.

Está confirmado também, o chef André Castro, graduado na Europa e com passagens por restaurantes de diversos países, André apresentará o prato navarin de cordeiro. Ele alia técnica, ingredientes frescos e uma pitada de ousadia a preparos clássicos da região do mediterrâneo, mesclando com influências brasileiras. Atualmente, chefia a cozinha do D’ Olivino Restaurante, é sommelier internacional formado pela F.I.S.A.R., Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori, e especialista em azeites.

A gastronomia da capital federal será representada por Mara Alcamim, conhecida por sua cozinha criativa, que tem como características os temperos marcantes e mesclas inesperadas de sabores.

 

V Vinum Brasilis

Durante os dias 15 e 16 de agosto, coroando a parceria de sucesso, o Congresso abrirá novamente espaço para o maior evento exclusivo de vinhos brasileiros, o V Vinum Brasilis. Cerca de 35 vinícolas brasileiras estarão em stands espalhados nos mais de mil metros quadrados disponíveis para o encontro.

As principais empresas do país mostrarão novidades e vinhos consagrados de suas adegas. Serão apresentados mais de 300 rótulos, muitos deles premiados no Brasil e no exterior.

São esperadas mais de duas mil pessoas na edição deste ano. Elas poderão degustar e conhecer vinhos dos terroirs do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Além dos vinhos, os visitantes poderão provar também suco de uva natural trazido pelas vinícolas, uma diversificada mesa de frios e queijos especiais da Beirigo distribuidora.

O público poderá adquirir o convite para o evento diretamente na secretaria do Congresso, instalada no Centro de Convenções, a partir do dia 14/08, ou pelo telefone (61) 8508-0917. O valor da entrada será de R$ 60,00 (sessenta reais) por dia. O horário para jornalistas, profissionais, sommeliers, donos de restaurantes e congressistas será a partir de 15h30, e para os convidados e enófilos em geral, das 18h às 22h. Para maior conforto de seus convidados, o Vinum Brasilis disponibilizará serviço de transporte amigo. Veículos farão os trajetos para Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, Lago Sul e Lago Norte.

 

Inscrições

Para evitar filas na secretaria do Centro de Convenções e garantir sua vaga na programação técnica e Mesa Show, inscreva-se no site da Abrasel. A entrada na Feira Restaurante Show é franca.