Segundo levantamento da Abrasel no estado, o setor projeta ter um crescimento de 4,5% neste período

Com a proximidade das festas de fim de ano, os restaurantes e bares de Teresina projetam casa cheia. De acordo com a Abrasel no Piauí, este ano o número de reservas nestes estabelecimentos deve aumentar o faturamento, impulsionado pelas famosas confraternizações e happy hours de empresas.

Segundo o diretor da Abrasel no estado, Jorge Holanda, a estimativa de crescimento na receita dos estabelecimentos associados à entidade, em virtude dos encontros de dezembro deve ser melhor que no ano passado. "O lazer do teresinense é bar e restaurante. O período é bastante esperado pelos empresários porque há crescimento. A maior parte dos restaurantes estão na zona Leste, mas hoje já há inúmeras opções em outros pontos da cidade, dos mais tradicionais aos mais requintados", afirma.

Estes estabelecimentos são os lugares mais procurados para este momento de confraternizações. Segundo levantamento da Abrasel no estado, o setor projeta ter um crescimento de 4,5% neste período. O cenário é otimista para Jorge. Segundo ele, o período de celebrações é o melhor mês quando comparado com os demais, isso porque o mês de dezembro vende mais, incrementa nos ganhos.

Ainda de acordo com o executivo, no Piauí, neste sempre há necessidade de contratações. Para atender a demanda, os proprietários recorrem à contratação temporária de chefes de cozinha, garçons, seguranças e caixas. Uma oportunidade para os empresários do setor de alimentação fora do lar é a contratação via trabalho intermiente, aquele que possibilita a prestação de serviços remunerada por hora, dia ou mês, em escala móvel e não contínua, ocorrendo alternância entre períodos de trabalho e inatividade. 

A Abrasel possui um espaço em seu site dedicado ao tema onde é possível ver modelos de contratos e respostas para as principais dúvidas dos empresários. Clique aqui e saiba mais.

Para atender esta demanda de festas, muitos estabelecimentos trabalham com pacotes promocionais e reservas antecipadas. A reportagem entrou em contato com os principais restaurantes da cidade. A atendente de marketing de um dos locais, Marina Vieira, comenta que é comum nesse período que as reservas aumentem. "As reservas podem ser feitas antecipadamente até o dia 23 de dezembro. Há ainda opções de ceias para o natal e muitas empresas já escolhem os restaurantes como local das celebrações corporativas", disse.

*Com informações do Meio Norte