Em MG, a 12ª edição do festival foi em formato de concurso

alt

UAI Goulash, petisco do Agosto Butiquim


A Abrasel em Minas Gerais divulgou na última quarta-feira (12/12) os vencedores da 12ª Edição do Festival Gastronômico Bar em Bar. O estabelecimento mais votado foi o Agosto Butiquim, seguido pelo Marina’s Bar, Kobes Bar, Fábrica da Costela e Boi Vitório. O megaevento gastronômico foi realizado entre os dias 8 de novembro e 7 de dezembro em Belo Horizonte, Brumadinho, Divinópolis, Ibitipoca, Juiz de Fora, São João Del Rey, Uberlândia e Viçosa.

O Agostinho Butiquim foi o grande vencedor com o prato UAI Goulash, petisco com cubos de acém cozido na cerveja preta e páprica doce acompanhados de salsa fresca de taioba com pimenta rosa e ervas frescas. Em segundo lugar ficou o Marina’s Bar com o Marina´s à Moda Panc, um delicioso prato misto de croquete de rabada com taioba, bolinho de mandioca recheado com carne de sol e ora-pro-nóbis que acompanha uma deliciosa costelinha regada com molho de azedinha e creme de jabuticaba.

O Kobes Bar ficou com a medalha de bronze no festval com o saboroso ‘Resgatando raízes’, tira-gosto de bolinho de Maria Gondó recheado de queijo tilsit com kümmel e molho de cajá. A quarta e quinta colocação do Bar em Bar 2018 em Minas ficaram com o Fábrica da Costela (Pigs of the Pank) e Boi Vitório (Porco no Broto), respectivamente.

O universo das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) foi o tema da 12ª edição do Festival Bar em Bar. De acordo com o presidente da Abrasel em Minas, Ricardo Rodrigues, a escolha das PANC como protagonistas vem para coroar uma das maiores premissas da entidade: não apenas movimentar o setor de alimentação fora do lar, como também lançar tendências no segmento de gastronomia e mostrar ao grande público ingredientes com sabor inigualável mas ainda desconhecidos.

A edição 2018 do Festival Bar contou com a participação de 35 bares de Belo Horizonte e sete do interior do estado. Confira os pratos dos bares vencedores do Festival Bar em Bar 2018:

1º lugar: Agostinho Butiquim
Endereço: Rua Esmeralda, 298 – Prado
Prato: “UAI Goulash” (Cubos de acém cozido na cerveja preta e páprica doce, acompanhados de salsa fresca de taioba com pimenta rosa e ervas frescas)

2º lugar: Marina’s Bar
Endereço: Rua José Baroni, 13 – Paraíso
Prato: “Marina´s a Moda Panc” (Delicioso prato misto de croquete de rabada com taioba, bolinho de mandioca recheado com carne de sol e ora-pro-nóbis. Acompanha uma deliciosa costelinha regada com molho de azedinha e creme de jabuticaba)


3º lugar: Kobes Bar
Endereço: Rua Professor Raimundo Nonato, 31 A – Horto
Prato: “Resgatando raízes” (Bolinho de Maria Gondó recheado de queijo tilsit com kümmel e molho de cajá)


4º lugar: Fábrica da Costela
Endereço: Av. Aggeo Pio Sobrinho, 141 - loja 1 – Buritis
Prato: “Pigs of the pank” (Linguiça de costela 100% produzida na casa com pimenta biquinha e serralha, coberta com queijo mozarela e crispy de serralha e molho de goiaba com cerveja)


5º lugar: Boi Vitório
Endereço: Av. Afonso Pena, 4374 – Cruzeiro
Prato: “Porco no Broto” (Broto de samambaia cozida com costelinha defumada. Acompanha polenta frita com capuchinha)


Fonte: Bom de Copo