Curso é desenvolvido pela Abrasel na Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa

alt

A Abrasel na Paraíba e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) finalizaram na última quarta-feira as aulas do curso ‘Gastronomia Social’, que está na quarta edição. Para colocar em prática o conhecimento adquirido, a partir dessa semana os alunos irão participar de estágios em 11 restaurantes da cidade. O projeto tem como finalidade oferecer capacitação básica em gastronomia e está inserido no programa de Cozinhas Comunitárias da Capital.

“A nossa expectativa para essa nova etapa é a melhor possível. A criação do campo de estágio para auxiliar de cozinha foi pioneiro e inovador, pois além de ter contato com a produção dos alimentos, os alunos terão a vivência do dia a dia dos restaurantes e poderão qualificar o que foi visto durante o curso. Tudo isso faz parte de um preparo profissional e esperamos que eles tenham a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho como aconteceu com alguns alunos em anos anteriores”, comenta Lúcia Silva, Diretora de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para Núbia Gouveia, 33 anos, essa nova etapa traz a expectativa de uma nova chance de emprego. “Trabalho com gastronomia, mas na parte de confeitaria, com bolos e doces. Foi bom ter conhecimento em uma área nova e espero aprender ainda mais com o estágio. Esse será o momento de colocar em prática o que aprendi nas aulas e quero, com isso, conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirma.

Durante o curso, os alunos aprenderam sobre Programação Neurolinguística, Qualidade na Prestação de Serviços, Habilidades Básicas, Cortes de Aves e Carnes, e Tipos de Cocção. Além disso, aprenderam também sobre Boas Práticas (Higienização e Manipulação dos Alimentos), que foi ministrado pela Vigilância Sanitária, com certificação no final. A cada etapa os participantes passaram por avaliações que mediram o nível de aprendizado e serviram de apoio para intensificar os estudos nos aspectos necessários.

“Além de ser a oportunidade de fazer um curso, estagiar e tentar uma chance no mercado de trabalho, essa é também uma ação social de inclusão. Estamos criando um banco de dados para emprego. A Abrasel tem essa veia social e fazemos questão de atuar nisso”, afirma Arthur Lira, presidente da Abrasel na Paraíba

Fonte: Abrasel na Paraíba