Quinze alunos de curso e gastronomia participaram de oficina motivacional realizada na Cozinha-Escola da Abrasel

“Depois desta oficina, estou muito mais motivada para encarar o mercado de trabalho quando concluir o meu curso”. A afirmação é da jovem Líbia Helena da Silva Santos, aluna do curso de Gastronomia Social, ofertado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Abrasel na Paraíba. Nos dois últimos dias, quinze alunos do curso participaram de uma Oficina Motivacional realizada na Cozinha-Escola da Abrasel, em Manaíra.

O curso de Gastronomia está sendo ministrado no Centro de Inclusão Produtiva e Social Maria de Nazaré (Crispman), no bairro Funcionários II. Bastante animada, Líbia diz que está desempregada e encontrou no curso de Gastronomia Social uma ponte para a concretização do sonho de um dia montar seu próprio negócio na área de gastronomia.

“Estou desempregada. Saí do trabalho há 3 anos, para cuidar da minha mãe que ficou doente. Enquanto cuidava dela em casa, fui me ocupando com outras atividades. Uma destas atividades era cozinhar, criando novidades na cozinha com a ajuda dela que hoje está quase que completamente curada”, celebra Líbia Helena, que mora no bairro Funcionários IV.

A facilitadora da oficina, Socorro Alves, considera este um momento especial para os alunos e alunas decidirem, ou pelo menos alertarem sobre o caminho que querem seguir a partir do curso. “É uma oficina que trabalha o neuro linguístico, com destaque para a comunicação verbal e oral e o auto conhecimento. No fundo, é uma capacitação com vistas a melhorar a comunicação e transformar sonhos e objetivos através da linguística”, explica Socorro Alves, que é especialista em Recursos Humanos.

A oficina também trabalha a motivação, a autoestima, com o foco no auto conhecimento. “Como estabelecer o diálogo interno com as outras pessoas, o que vai influenciar por toda vida, tanto o lado pessoal como o financeiro dos participantes. Quem aprendeu nesta oficina irá tirar resultado positivo em qualquer área profissional que escolher”, garante a facilitadora.

O curso de Gastronomia Social, coordenado pela Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), tem previsão de encerramento no mês de dezembro.

Fonte:
PMJP