Presidente da Abrasel no Amazonas, Zeina Russo, reforça a força dos sabores da região, bicampeão nacional no concurso


altCom a notícia de que com o prato "Pirarucu à Solimões!", o restaurante Gaúcho's Gourmet sagrou-se o grande campeão nacional do concurso O Quilo é Nosso, realizado pela Abrasel, a imprensa de todo o Brasil deu destaque ao título de o melhor restaurante de comida a quilo do país concedido ao estabelecimento manauara. Foi o segundo ano consecutivo que um restaurante do Amazonas ficou com o título nacional.

"Foi muito bacana ganharmos. Quando vencemos aqui em Manaus, já ficamos empolgados, mas depois teríamos que competir com restaurantes de outras grandes capitais e ficamos apenas na expectativa", revela Claudia Borges, proprietária do restaurante. "Tudo foi resultado de muito trabalho nosso. Fizemos um corpo a corpo com o cliente. Deixamos um notebook aberto no site do concurso em um ponto estratégico do restaurante e cartazes avisando da nossa participação. O André Rocha ficava ao lado do computador, 'vendendo seu peixe', literalmente", disse.

Agora o estabelecimento diz que vai aproveitar o título do concurso para potencializar o marketing. Na porta do restaurante, a frase "Seja bem-vindo ao melhor restaurante de comida a quilo do Brasil" saúda os clientes (veja foto).

Zeina Russo, presidente da Abrasel no Amazonas, afirma que o título nacional concedido a um restaurante do Amazonas mostra para todo o Brasil as riquezas da culinária amazônica. "É um conquista muito importante. Temos uma cozinha que é saudável e bastante saborosa. Com o trabalho árduo de todos os restaurantes participantes, conseguimos mostrar a força do Amazonas. No ano que vem, vamos em busca do tricampeonato", disse.

A receita vencedora

O 'Lombo de pirarucu à Solimões' é feito com um lombo de pirarucu fresco recheado com jambu acompanhado com farofa (de farinha de Uarini) de camarão seco e rolê de banana frita.

"Como o lombo é a parte mais nobre do pirarucu, não quisemos cortá-lo e o fizemos então aberto, como se fosse um rocambole. Já o jambu, uma erva típica do Norte, combina bem com o peixe porque tem um sabor mais forte, que deixa uma leve dormência na língua. A farofa de camarão seco, que é natural das águas doce do Amazonas, junto com a farinha de Uarini e a banana pacovan, deram o charme final. E ainda acompanha o molho de tucupi", lembrou Cláudia.

Em 2018 o evento realizado pela Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e com patrocíncio da Coca-Cola e Sodexo foi realizado de 18 de setembro a 2 de outubro. No ano que vem, o concurso O Quilo é Nosso será realizado de 17 de setembro a 1 de outubro.