Na 16ª Semana da Criança Abrasel, mais de 350 associados e parceiros promoveram ações para crianças de instituições públicas em todo País


alt

Os dias 1º a 6 de outubro ficaram marcados pela alegria, satisfação e carinho em várias partes do Brasil. Esses foram alguns dos sentimentos experimentados por quem esteve envolvido na 16ª Semana da Criança Abrasel – tanto pelos empresários e crianças participantes, quanto pelos presidentes e executivos da Abrasel, que organizaram a ação. Esse ano, mais de 350 empresas do setor se uniram para promover dias de imersão e atividades recreativas para crianças e adolescentes de creches, escolas e abrigos públicos de todo País. No total, foram mais de 13 mil crianças atendidas em 19 estados.

Todos os anos, o projeto ganha um toque especial em cada região. Os anfitriões, além de receber os pequenos com uma refeição típica da casa, prepararam atividades lúdicas como: apresentação de palhaço, contação de histórias, pintura corporal, brinquedoteca, jogos e aulas de culinária para a criançada colocar a mão na massa.  A Semana da Criança é fruto de ação piloto realizada na Pizzaria Martignoni, associada à Abrasel no Norte do Paraná. 

A iniciativa tomou repercussão nacional, influenciando outros empresários. “Esse é um motivo de carinho especial com o projeto, porque depois que a Abrasel assumiu, virou referência no País de ação social que realmente muda um pouquinho a vida das pessoas. Recebemos depoimentos emocionados de empresários que se sentiram gratificados por poder participar”, conta Vinícius Donadio, diretor-executivo da Abrasel na região.

Dentre os 11 associados engajados na ação em Londrina, estava José Claro Ferreira, sócio do restaurante “O Espanhol”, que participa desde a primeira edição. "Quando sai do sítio em que vivia e me mudei para a cidade participei de uma ação social parecida, que distribuía presentes para as crianças. Nunca ganhei presente quando menino, então ver a alegria delas me tocou e pensei: 'quando puder, quero fazer isso também'. Então faço isso desde que abri meu primeiro negócio em 1979", conta. Para ele, o evento também é uma oportunidade de dialogar com os jovens, alimentar não só o corpo, mas os sonhos dos visitantes. “Compartilho minha experiência e explico que eles também podem ser donos do próprio negócio um dia, ou o que quiserem”. Vinícius conta que para a próxima edição, o apoio de vários associados já está garantido, e que a ideia é promover uma conversa com os funcionários para eles contarem também um pouco sobre cada profissão.

Pelo terceiro ano, a Abrasel no Espírito Santo, em parceria com o Sindbares, também promoveu a Semana da Criança. Mais de 300 meninos e meninas, em Vitória e Cariacica, foram apresentados aos bastidores da Gastronomia. Na Pizzaria nº 1, o empresário Célio Barcelos de Abreu convidou as crianças para ajudar a montar as pizzas que iriam comer. Além disso, providenciou pula-pula, filme e outras atividades recreativas. "Preparamos as atividades com muito carinho. As crianças se divertem ajudando no trabalho", comenta.

No Amazonas, ao invés de cada comércio receber um grupo de crianças, os empresários se uniram para promover um único evento. A festa aconteceu no dia 3 de outubro, no clube do SESI-AM, reunindo 600 jovens, com atrações musicais, show de palhaços, pintura, lanches, brindes, campeonato de xadrez e serviços de corte, higiene capilar e cuidados bucais, oferecidos por alunos e profissionais do Sesi e Senac. “Já não conseguimos mais ficar sem realizar esse evento. Convocamos uma força-tarefa composta de empresários, intitulados de ‘padrinhos e madrinhas’, que doaram seu tempo e, principalmente, sua atenção, amor e solidariedade aos pequenos, deixando o dia com um sabor especial para todos os envolvidos”, afirma Zeina Russo, presidente da Abrasel no estado.

alt

O líder do Conselho Nacional da Abrasel e proprietário do Cateretê, em Goiânia, Newton Pereira, comemora os 16 anos de resultados da ação. “É fantástica essa iniciativa. Proporcionar a inserção de crianças carentes no contexto social dos restaurantes associados reforça nossa missão enquanto instituição representativa do setor, que busca também melhorar a qualidade de vida no País”, destaca. Neste ano, o Cateretê recebeu 50 crianças, de 2 a 4 anos. “A satisfação de ver a alegria estampada nos rostinhos não tem preço. Viva as crianças do nosso Brasil! Viva a Semana da Criança Abrasel, um projeto extraordinário”, comemora.

A 16ª Semana da Criança Abrasel foi realizada pelas seccionais Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Serpige, Tocantins, e também nas regionais Hortênsias (RS), Noroeste do Paraná (PR), Norte do Paraná (PR), Oeste do Paraná (PR) e Triângulo Mineiro (MG).

Serviço:
Semana da Criança Abrasel
1 a 6 de outubro

Fonte: Revista Bares & Restaurantes, edição 123. A entrevista está disponível na íntegra na versão impressa. 
Para assinar a revista, clique  aqui.