Food for change (alimentos para a mudança) é o tema desse ano


alt

Organizada pelo Slow Food, em colaboração com o governo da Região Piemonte e o Município de Turim, na Itália, o Terra Madre Salone del Gusto, que chega a 12ª edição, é considerado o maior evento internacional dedicado à cultura alimentar. Em Turim, se reunirão mais de 5 mil delegações de 140 países e mais de 800 expositores, entre os dias 20 a 24 de setembro. 

A delegação do Slow Food Brasil inclui cerca de 100 pessoas, entre agricultores familiares, produtores, acadêmicos, chefs, ativistas, estudantes, representantes de comunidades indígenas e membros do Conselho do Slow Food Brasil, como Georges Schnyder, membro do Comitê Executivo Internacional e diretor de marketing da revista Prazeres da Mesa. 

“Food for change (alimentos para a mudança) é o tema dessa edição e tenho certeza de que, através da troca e do diálogo com pessoas que têm culturas, idiomas e hábitos diferentes, cada um de nós voltará para casa enriquecido, com mais entusiasmo, com o desejo de levar adiante nossas atividades, lutando por um futuro melhor para o nosso planeta”, declara.

O evento reunirá 300 Fortalezas Slow Food - projetos dedicados a auxiliar grupos de produtores artesanais e preservar os produtos locais. As Fortalezas brasileiras serão divididas por área geográfica, considerando as cinco regiões do País. 

Além disso, chefs de quatro continentes prepararão pratos tradicionais legítimos de cada país, utilizando produtos de suas terras nativas. O Brasil será representado por Eliane Regis, Caco Marinho, Fabrício Lemos, Camila Rocha e Maria da Conceição, membros da Aliança de Cozinheiros.

Já na programação de palestras, a chef, apresentadora e blogueira, Bela Gil e os chefs membros da Aliança de Cozinheiros do Slow Food, Caco Marinho, do Dog American BBQ e Fabrício Lemos, do Restaurante Origem, levantam a bandeira brasileira. 

Para saber mais, acesse salonedelgusto.com