25/07/12 - Gastronomia e ingredientes brasileiros são destaque

 

The Guardian embarca em uma viagem pelas delícias gastronômicas do Brasil

Em uma reportagem publicada em seu site nessa semana, o jornal "The Guardian", um dos mais importantes da Inglaterra, destaca a gastronomia e ingredientes brasileiros.

Em uma expedição à Amazônia, o jornal descreve a extração da castanha-do-pará, com ajuda de uma longa faca, da cápsula em que está armazenada.

Recém-colhido, o ingrediente tem um sabor "úmido, que lembra manteiga, com um inesperado toque de coco --e completamente deliciosa".

É o começo de uma jornada que também inclui visitas a São Paulo, Minas Gerais e uma volta por botecos, que inclui menção ao concurso Comida di Buteco.

O evento é descrito como "uma competição anual voltada às simples joias da comida de bares. Bares modestos, ou botecos, mostram seus melhores torresmos, empadas, coxinhas e outras comidas para que o público avalie, ao lado do serviço e da temperatura da cerveja", descreve a publicação.

Ainda na Amazônia, o jornal visita uma plantação de açaí, fruta usada em tapiocas, sucos, barras de cereais e em um sorbet preparado por Alex Atala, chef que comanda o restaurante D.O.M, recentemente escolhido como o quarto melhor do mundo, como lembra o "The Guardian".

 

Já em São Paulo, é retratada a florescente cultura gastronômica, com restaurantes de diversas especialidades --da cozinha italiana a sushis japoneses, com destacado crescimento para chefs que exploram a cozinha regional brasileira, como Atala, que "combina técnicas europeias com pratos tradicionais, usando ingredientes nacionais e importados".

A reportagem visita também endereços mais informais, como o restaurante Mocotó, onde o chef Rodrigo Oliveira fala sobre a importância de "terroir no país e sobre a cozinha de sua família, no sertão do Brasil".

Como as filas são inevitáveis no restaurante, a reportagem não tem outra opção que não escolher a melhor fruta para a caipirinha do dia e descobrir outro dos orgulhos nacionais brasileiros --petiscos como o torresmo.

Fonte: Folha de S. Paulo