Idealizador do projeto social Diamantes na Cozinha fala de sua trajetória profissional e emociona público do Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília

altJoão Diamante tem uma missão: fazer com que a gastronomia brasileira chegue ao topo do mundo. Chef executivo na Fazenda Culinária, restaurante do Museu do Amanhã (RJ), o carioca é também idealizador do projeto Diamantes na Cozinha, que visa desenvolver talentos para o mercado de trabalho. Em uma apresentação que levantou o público presente no Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília, na última quinta-feira (16), o jovem de 27 anos emocionou a todos com sua trajetória pessoal, seu projeto social e sua visão sobre o mundo profissional da gastronomia.

A ideia de fazer o projeto surgiu, segundo ele, para retribuir de alguma forma tudo o que fizeram por ele. O Diamantes na Cozinha oferece um curso gratuito de seis meses para 25 alunos com uma verdadeira imersão à gastronomia. Nos três anos de vida, já auxiliou mais de 150 pessoas a serem inseridas no mercado de trabalho. “Para alguém ser chef de cozinha hoje, não é preciso mais sair do Brasil. Temos aqui grandes cozinheiros, um milhão de ingredientes – talvez os melhores do mundo - milhares de restaurantes. O que falta para sermos os melhores? Mão de obra. Valorizar o trabalho, motivá-los. É disso que o projeto se trata”, disse.

Para João, falta orientação profissional para o estudante de gastronomia que acaba de se formar. “Ele passa quatro anos pagando R$ 2 mil no curso e depois vai trabalhar, 10, 12, 16 horas por dia num restaurante, num hotel, pra ganhar R$ 1.200. É a trajetória até o sucesso e poucas pessoas aguentam. Hoje são quase ninguém aguenta ficar na correria de uma cozinha, por dois anos, um ano, seis meses, uma semana, duas horas”.

Disciplina e organização foram itens ditos por ele como essenciais nessa trajetória. “Sabia onde eu queria chegar e trabalhei muito, de todos os jeitos, fazendo tripla jornada. Fato é que: eu trabalhei muito, ralei, e trabalho até hoje pra atingir os objetivos”.

Após sua fala, o chefe preparou um prato de bolinho de angu com alho, linguiça artesanal de porco, creme de queijo de canastra.

Sobre o evento

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.