Paulo Mello e Roberto Bretas conscientizam empresários do setor de alimentação sobre a importância de transformar resíduos em benefícios econômicos, sociais e ambientais

palestra congresso abrasel gestão de resíduosA gestão de resíduos e a necessidade de transformar o problema em solução sustentável foi tema da segunda palestra do 30º Congresso da Abrasel, na última quinta-feira (16). Os especialistas Paulo Mello, da Ecozinha,s e Roberto Bretas, da Green Ambiental, debateram sobre soluções para os impactos econômicos, ambientais e sociais causados pelo desperdiço de alimentos.

A palestra teve início com o especialista Paulo Mello que afirma que o controle correto dos resíduos gera empregos para a sociedade e economia para o empresário. Ele defendeu que é necessário cuidar desta questão, pois não temos a cultura de administrar resíduos e como consequência desse ato, eles acabam sendo destinados incorretamente para locais inapropriados, como lixões e aterros sanitários.

Mello ressalta que é necessário estimular a consciência coletiva sobre como administrar corretamente os resíduos e incentivar as empresas a cumprirem com a responsabilidade social e preservação ambiental.

O especialista da Green Ambiental, Roberto Bretas, focou na gestão do correta do resíduo como fonte de expansão no mercado. Ele explica que quando há a gestão adequada, tudo aquilo que é reciclável já tem um mercado certo. Bretas afirma que é possível provar que nessa gestão existe um tripé social, econômico e ambiental, onde todo mundo é beneficiado e falta apenas conscientização.

“Todo problema é uma oportunidade disfarçada. Hoje, já conseguimos provar que nessa gestão há um tripé social, econômico e ambiental onde todo mundo sai ganhando. Falta simplesmente a conscientização”, explica.

Sobre o evento

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.

*Com Andréia Bastos e Letícia Amaral, alunas do curso de jornalismo do IESB