Benefícios da Reforma Trabalhista para empresários do setor AFL é tema de palestra

alt


A necessidade da Reforma Trabalhista, os esforços para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil e a insegurança jurídica deram o tom da palestra que abriu na manhã desta quarta-feira (15), a programação do 30º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília, no Centro Universitário IESB. O deputado federal pelo PSDB no Rio Grande do Norte e relator da Reforma Trabalhista, Rogério Marinho, se juntou ao advogado e presidente da Abrasel em São Paulo, Percival Maricato para traçar panoramas que simplifiquem o empreender

Eles foram unânimes ao afirmarem que a justiça do trabalho engessa a atividade empresarial. “O que se exige para ser empresário não é apenas ter capital, mas sim insegurança jurídica, que neste setor de bares e restaurantes é uma coisa de louco”, disse Maricato.

Equilíbrio

O deputado ressaltou que a reforma foi necessária para dar equilíbrio nas relações de trabalho existentes no mercado brasileiro e exaltou a redução de mais de 50% do número de ações trabalhistas nos três primeiros meses de 2018. 

Segundo Rogério Marinho, a modernização da lei trabalhista gerou redução dos custos jurídicos para as empresas e proporcionou qualidade e eficiência na resolução dos processos na Justiça.

A Lei 13.467/2017 foi a maior legislativa no direito do trabalho desde a Constituição de 1988 e entrou em vigor em 11 de novembro do mesmo ano. “O maior desafio enfrentado após a aprovação da lei foi a resistência a implantação”, afirma presidente da Abrasel de São Paulo.

O deputado Rogério Marinho também afirma que já imaginava uma resistência, em relação à reforma trabalhista, no que ele batiza como período de adaptação. Apesar dos avanços, ambos concordam que ainda existem desafios a serem enfrentados pelo empresariado, Justiça e população.

Brasil Novo

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.

*Com as alunas de Jornalismo do IESB Andréia Bastos e Letícia Amaral