Superintendente de inovação na Alelo Brasil se apresenta no Congresso Abrasel para falar sobre a necessidade bares e restaurante se modernizarem tecnologicamente, de olho nos novos hábitos dos consumidores

altDemetrio Teodorov tem um cargo bastante específico na Alelo Brasil; ele prevê o futuro. Mas calma, não se trata de nenhum dom místico. Ele é o responsável por pesquisar e desenvolver inovações tecnológicas a curto e longo prazo que têm como objetivo simplificar a relação entre empresa e consumidor, fazendo com que a Alelo esteja sempre com um alto grau de excelência quando se trata de ferramentas disruptivas. “Tenho como propósito profissional construir o futuro no presente. É um exercício de olhar à frente para imaginar o que ainda não existe, antecipar o futuro e se preparar para recebê-lo. Ele é prático, tangível e inteligente”, diz.

Para que os empresários de bares e restaurantes atualizem ainda mais os seus negócios, o futurista e superintendente de inovação na Alelo Brasil sobe ao palco do 30º Congresso Nacional da Abrasel, no dia 16 de agosto, em Brasília, para falar sobre justamente sobre o futuro do setor, apresentando uma visão do varejo alimentar em 2025.

Ele demonstra ter gabarito para isso. Estudou no Disney Institute na Flórida, Insead (Instituto Europeu de Administração de Empresas) na França, Perestroika, no Brasil, e Harvard, em Boston, além de vivência no Vale do Silício, região nos EUA onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia. 

Demetrio tem aplicado o conceito de exponencialidade nos projetos de inovação. Em dezembro de 2016, por exemplo, liderou um experimento que implantou um chip NFC (Near Field Communication – em tradução literal, Comunicação por campo de Proximidade - tecnologia através da qual informações podem ser trocadas sem fio entre dois dispositivos próximos um do outro) para testes em carros e meios de pagamento.

“Já reparou que em todas as propagandas de carro o destaque está no painel tecnológico? Então, por que não criar um aplicativo que possa, por exemplo, pedir uma pizza enquanto o usuário está no carro e, chegando ao estabelecimento, ele apenas pega o produto?”, propõe.



Estabelecimento do futuro

Uma das missões de Demetrio na Alelo Brasil é pensar como será um estabelecimento comercial do futuro. “Há um insight de mudança de comportamento dos consumidores. O pessoal não quer sair de casa para ir ao restaurante ou supermercado, por exemplo. Uma corrente crescente é o fomento de compras via mobile ou e-commerce”, diz.

Usando como exemplo o sucesso do iFood como principal aplicativo delivery de comida no mercado, ele diz que é preciso pensar como será feita a entrega de comida nos próximos anos. “Daqui a alguns anos, todos teremos uma impressora 3D em casa, bem como hoje temos micro-ondas nas cozinhas. Os insumos para este equipamento são plástico rígido e líquido, porcelana e alimentos. Sim, vamos imprimir comida. Acredito que essa atualização no ambiente gastronômico abrirá as portas para este equipamento na nossa rotina devido a facilidade no uso e ao resultado fantástico. Quem sabe o futuro do delivery não é esse?”, indaga.

Para Demetrio, dos pequenos aos grandes empresários, todos têm que passar por essa curva exponencial. “O ‘update or die’ (em tradução literal: atualize-se ou morra) nos levou até um outro patamar. São mudanças que estão acontecendo e as empresas têm que estar atentas. O grande lance não é tecnologia, é comportamento”, finaliza.

Para garantir seu lugar na palestra de Demetrio Teodorov no Congresso Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília, clique aqui. Os associados Abrasel têm 50% de desconto nas inscrições com o código SOUABRASEL2018. O evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro Universitário IESB – Asa Sul.

O 30º Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília é uma realização da Abrasel em parceria com o Mundo Mesa| Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocínios são da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Os apoiadores são Fispal Food Service, Pitú e Senac. O jornal Correio Braziliense e as revistas Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes são os parceiros de mídia. O evento tem ainda a parceria com a Unecs. Confira a programação completa em www.congressoabrasel.com.br