Olá, tudo bem? No primeiro post do nosso blog escolhemos começar e te ajudar a responder à pergunta que a gente mais escuta e a que mais você faz: “Meu restaurante precisa de um site ou aplicativo de delivery?” Pode ser que você também já tenha se perguntado se seu restaurante precisa ou não de um site ou aplicativo próprio, então esse texto vai te ajudar a tomar uma decisão!

Primeiro, nem todo restaurante tem perfil ou necessidade de um site ou aplicativo de pedidos, uma vez que seu perfil de clientes pode ser mais tradicional, daqueles que prefere ligar ao invés do pedir por aplicativos ou whatsapp ou, seu delivery representa uma fatia muito pequena das vendas e a capacidade de produção da sua cozinha já está próxima do limite.

Agora, se o delivery representa uma importante parte do seu faturamento e seus clientes já pedem mais por whatsapp, instagram, facebook, ifood e outros meios eletrônicos, com certeza é hora de você pensar em ter seu próprio site e aplicativo de vendas.



Aqui listamos as 10 perguntas mais importantes para avaliar antes de tomar essa decisão, tudo bem?

Vamos lá!

1) Seu faturamento com o delivery é superior a R$ 10 mil por mês?

2) Mais de 50% das suas vendas do delivery são feitas por meios digitais, como whatsapp, facebook e ifood?

3) Seu custo com as comissões dos marketplaces de delivery (Ex: Ifood, Pedidos Já, Aiqfome, Uber Eats, Rappi, Glovo e outros) está fazendo falta no fechamento do mês?

4) Nos fins de semana e dias de pico você tem que contratar diárias extras de atendentes para dar conta dos pedidos por telefone, whatsapp ou redes sociais?

5) Você tem dificuldade em criar programas de fidelidade que realmente funcionem e que sejam fáceis de controlar?

6) Você ainda tem dias de movimento baixo durante a semana e fica com ociosidade na cozinha?

7) Você possui presença nas redes sociais e/ou trabalha sua divulgação por meio de panfletos, imãs de geladeira, rádio ou outros canais?

8) Seu restaurante possui computador com acesso à internet e possui, de preferência, uma impressora não fiscal?

9) Você sente que precisa de ajuda para otimizar seu trabalho e a divulgação do seu estabelecimento e da sua marca?

10) Você gostaria de conhecer melhor o perfil do seu cliente e ter a oportunidade de criar produtos e ofertas personalizadas?

Se você respondeu SIM a pelo menos 7 das perguntas acima, com certeza chegou a hora de investir tempo na criação do site e aplicativo do seu restaurante!

Vamos falar um pouco mais sobre cada ponto listado acima, logo abaixo você vai entender melhor sobre a importância e o impacto de cada um deles no seu negócio:

01 a 04 - Se você vende R$ 10.000 por mês através de um aplicativo de delivery como Ifood, Aiqfome ou Uber Eats, por exemplo, você irá pagar de R$ 1.200 a R$ 3.000 em comissões ao fim de cada mês para esse aplicativo. Talvez você não perceba tanto porque parte das vendas são feitas com pagamento online e o marketplace já desconta a comissão dos pagamentos e deposita o saldo em sua conta (normalmente os pagamentos online são repassados em 45 dias). Digamos que a média das comissões no exemplo acima seja de R$ 1.500/mês, estamos falando de R$ 18.000 ao ano (Sim, isso tudo!), se esse valor faz falta no seu caixa te recomendo começar a elaborar seu site e/ou seu próprio app de delivery agora mesmo.

Você pode pensar que esse cálculo não faz o menor sentido, seja porque você não está em nenhum desse aplicativos ou porque você acha o valor justo, uma vez que esses aplicativos fazem muita propaganda e trazem muitos clientes para o seu restaurante... Pois é, se você não vende em nenhum desses marketplaces de delivery, de fato essas comissões não são um problema, porém quantas pessoas você precisa pra atender o telefone, whatsapp e redes sociais? Se precisa de mais de um funcionário pra dar conta dos pedidos, bote na ponta do lápis a despesa mensal deste funcionário extra, levando em consideração o salário, ajuda de custo, encargos e extras, provavelmente, o valor será até maior que aqueles R$ 1.500/mês que vimos acima e, se você tiver um site e/ou aplicativo, os pedidos já chegam completos em seu painel administrativo. Serão impressos direto na cozinha, se assim desejar, e dessa maneira reduzir a necessidade de 1 ou mais funcionários extras pra atender o telefone. Bacana, né?

Agora, se você imagina que o valor é justo por conta do marketing que o aplicativo faz, te proponho alguns “desafios”.

Abra agora o instagram e pesquise pela hashtag #ifood, vai lá, eu espero! E aí? Apareceram quantas postagens?

No momento em que escrevo esse texto existem 246.925 posts recentes (isso mesmo, duzentos e noventa e seis mil, novecentos e vinte e cinco posts!) com a hashtag #ifood no instagram! Aí você pode pensar que realmente eles investem MUITO em anúncios, mas se você rolar a tela não irá encontrar nenhum post do próprio Ifood, todos são de restaurantes como o seu que divulgam o Ifood! Imagine se cada um deles divulgasse somente seu próprio aplicativo e/ou site, provavelmente o volume de acessos ao Ifood seria bem menor, em contrapartida os restaurantes levariam seus clientes para sua própria plataforma de atendimento e vendas.


Ainda não se convenceu? Faça um teste: crie sua conta e faça um pedido no seu restaurante usando algum desses aplicativos multi-restaurante. Dentro de alguns dias você irá receber um email ofertando cupons ou destacando outros restaurantes que tem algum acordo comercial com a plataforma e, pior ainda, eles provavelmente serão seus concorrentes no mesmo segmento (outra pizzaria, hamburgueria, japonês, etc ...), uma vez que eles entendem que você gosta daquela culinária.

É importante destacar que jamais orientamos aos donos de restaurante a abandonar (de imediato) as plataformas de delivery existentes. Só queremos que você pare de fazer marketing para elas e as deixem fazer seu trabalho de te trazer novos clientes. Não canibalize seus clientes fiéis os enviando para o mesmo ambiente onde estão todos seus concorrentes. Se corre o risco de perde-los caso um concorrente esteja dando desconto, taxa de entrega grátis, esteja melhor avaliado ou simplesmente porque ele decidiu variar naquele dia.

Pesquisas mostram que o brasileiro pede delivery em 3 a 5 restaurantes diferentes, isto é, ele tem seu sushi, sua pizza, seu hambúrguer, sua salada e sua carne prediletos. A variedade de opções é, portanto, um mito que gostamos de alimentar quando, na verdade, o cliente é fiel por natureza.

05 - Falando em fidelidade, você deve ter ou já teve um programa circulando no seu estabelecimento, porém são normalmente controlados por cartões com selos ou carimbos, mas você deve perceber que os clientes constantemente esquecem de guardar os cartões ou esquecem de pedir para registrar seu pedido, o que diminui drasticamente a adesão ao seu programa e à sua marca.

Se seu restaurante já estiver em um patamar mais sofisticado, você deve usar uma plataforma eletrônica de fidelidade, o que é incrível! Mas é um custo adicional e que requer um cadastro manual dos pedidos, concorda?

Segundo pesquisa do portal IG, 68% dos consumidores tem interesse em programas de fidelidade, mas ainda não participam. Outro estudo realizado pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) também concluiu que 92% das pessoas gostariam ou gostam de participar de um programa de fidelidade, uma vez que acreditam que a modalidade pode oferecer grandes vantagens.

Te sugerimos buscar soluções integradas e automáticas de controle e resgate de pontos no programa fidelidade do seu estabelecimento, vai facilitar a adesão e automatizar o resgate pelos seus clientes e estimular o consumo. ;)

06 - Outra preocupação bastante comum é relacionada à constância do movimento e faturamento durante a semana, uma vez que seus custos fixos não fazem distinção entre a terça-feira e o domingo, por exemplo. Identificar de forma simples e objetiva o comportamento do seu restaurante te permite programar ofertas, ações de marketing ou eventos nos dias de menor movimento. Sistemas de delivery com site e aplicativo, como o Delivery2me, te dão essa informação de forma simples, rápida e eficiente.

07 - O marketing do seu restaurante. Você economizou por anos até poder realizar o sonho de ter seu próprio negócio, virou noites e noites pensando no nome, pesquisou com a família e amigos até chegar no nome perfeito, então você tem a obrigação de fazer o marketing do seu negócio! Antigamente bastava imprimir alguns panfletos e ir para rua distribuir, ou contratar um carro de som pra fazer a divulgação no bairro, não é mesmo?

08 – Pode parecer óbvio falar do computador e impressora, mas é importante lembrar pra te dar mais velocidade e autonomia na atualização do app e recebimento de pedidos.

09 - Hoje essas ações continuam extremamente importantes, porém você tem à sua disposição uma ferramenta incrível que te permite aparecer para milhares de pessoas a um custo ínfimo, bastando um pouco de tempo e dedicação: As redes sociais.

Se você não tem muito tempo ou verba para contratar uma agência, procure por ferramentas que possam te ajudar com o agendamento de posts e automação do seu marketing. Nós do Delivery2me te fornecemos essa ferramenta sem nenhum custo adicional, crie sua conta e teste grátis por 14 dias!

10 - Finalizando o assunto dos 10 pontos a serem avaliados, você já deve ter visto ou usado algum desses aplicativos de supermercado onde ofertas são apresentadas aos clientes, certo? Você sabia que as ofertas que aparecem para mim não são, obrigatoriamente, iguais às que aparecem para você? Isso porque elas são enviadas para os clientes conforme seu perfil de consumo e para isso é fundamental o uso da tecnologia, por isso perguntamos se você já tem um computador com impressora e se você vê valor em conhecer melhor o perfil dos seus clientes. Já pensou criar uma oferta de hambúrguer vegano somente para quem já pede pratos veganos? Ou de cerveja somente para quem bebe cerveja? Pois é, também podemos te ajudar com isso. J

Você deve ter percebido que falamos em investir tempo em seu próprio site e aplicativo de delivery. Escrevemos “investir tempo” porque não adianta desenvolver o site ou aplicativo e você imaginar que ele irá resolver o problema sozinho.

Se você ou alguém da sua equipe não dedicarem algum tempo por dia ou por semana para sua divulgação, para enviar mensagens aos clientes dos marketplaces informando do seu novo app ou site e não movimentar suas redes sociais (te daremos ferramentas incríveis que te ajudarão nesse trabalho), de nada vai adiantar. Te garanto, porém, que depois de alguns meses esse esforço inicial será recompensado e você começará sua independência no delivery, ganhando autonomia e fidelizando seus clientes sem a necessidade de pagar de comissões a terceiros.

Encare seu site e aplicativo como uma nova filial do seu restaurante, que pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem investimento em nova infraestrutura, sem passivo trabalhista, porém SOMENTE com a necessidade de trabalho e divulgação.

Se você leu esse post até aqui já merece os parabéns, pois demonstra seu desejo em modernizar seu atendimento, otimizar seus recursos e ter mais inteligência no seu negócio! Nosso intuito é te ajudar a ter independência e inteligência comercial na sua operação, te permitir aumentar seus resultados e melhorar suas margens de lucro. Crie sua conta e use nossa solução por até 14 dias sem nenhum compromisso em assinar nossos planos, que vão de R$ 149,90 a R$ 249,90, vamos te ajudar a crescer de forma independente.

Caso, mesmo depois de ler todo conteúdo, você tenha chegado à conclusão de que ainda não é a hora de abrir essa nova frente de atendimento, tudo bem! Como dissemos, é fundamental que você encare seu site e aplicativo como filiais suas, que requerem atenção, divulgação e acompanhamento para que deem o retorno desejado. Se no futuro você entender que o cenário mudou e que está na hora de iniciar essa operação, conte conosco, vai ser um enorme prazer em te atender!

Bom, esse é o primeiro post do nosso Blog, fique de olho que nas próximas semanas publicaremos novos conteúdos sobre marketing para restaurantes, finanças, planejamento, tecnologia e muito mais! Assine nossa newsletter pra ser avisado sobre os novos conteúdos e também pra receber ofertas especiais J

Ah, e fique ligado(a) na sua caixa de email, dia 04 de junho será o grande lançamento do Delivery2me 3.0, uma revolução na forma que seu restaurante se relaciona com seu cliente e em como você enxerga seu negócio!

O lançamento oficial será feito durante nossa participação no 1º Congresso Nacional de Restaurantes – CONARES, transmitido em vídeo no dia 04/06 às 15h, horário de Brasília. Inscreva-se no site do evento e acompanhe.

http://www.conares.com.br

Até os próximos posts e boas vendas!