Abrasel em São Paulo participou de debate com Sérgio Molinari (Food Consulting) e Reginaldo Andrade (Portal Infood)

O Sebrae São Paulo reuniu Leonardo Ramos, Sérgio Molinari e Reginaldo Andrade em um programa especial para conversar sobre os lançamentos e as novidades da Fispal 2018, principal evento do Food Service no Brasil, e avaliar as principais tendências da alimentação fora do lar no País.

O programa foi apresentado por Karyna Muniz, consultora e curadora de conteúdo do Sebrae. Karina abriu o encontro com uma frase que caracteriza o setor: " O food service é sempre o último a entrar em crise e o primeiro a sair", provocando os três participantes.

Sérgio Molinari, sócio da Food Consulting, destacou que a transformação não é uma resposta aos impactos da crise, mas uma necessidade no food service: "Além da retomada, é importante falar de transformação. Não é pelo fato de que estamos colocando a cabecinha para fora da crise que temos que pensar em transformação, mas a transformação está acontecendo idependente da crise neste mercado".

Leonardo Ramos, diretor da Abrasel em São Paulo, destacou a relevância das palavras do Fórum e da necessidade de profissionalizarmos a gestão: "Muitas caravanas que vieram para o evento em São Paulo dedicaram tempo para o Fórum Gestão à Mesa, uma ótima plataforma de educação". O Fórum Gestão à Mesa foi uma atração, em parceria com a Fispal, voltada para o aprendizado de profissionais e empreendedores do setor, com dois dias de palestras. Leonardo também fala sobre a Escola de Bares e Restaurantes (Esbre), que esteve presente no estande da Abrasel no evento. "A Esbre é uma iniciativa do Percival Maricato, presidente da Abrasel em São Paulo; da Mapa Consultoria e da Bares SP. Hoje, se você não tiver gestão no que você vai fazer, está perdido".

Reginaldo Andrade, sócio da Infood, afirmou: "Quando falamos de mercados potenciais, precisamos ficar atentos para observar de onde vêm as tendências. Todo mundo quer lançar uma hamburgueria no país, mas é preciso fazer isso bem feito. Hoje percebo o crescimento das cafeterias e de refeições rápidas, apoiados no Grab and Go".

O programa pode ser visto na íntegra no site do Infood.

 

* Com informações do Infood