Restaurantes de Belo Horizonte, Maceió e Fortaleza apresentam pratos participantes do festival

alt

A 13ª edição do Brasil Sabor, festival promovido pela Abrasel e com o apoio nacional da Ambev, está movimentando estabelecimentos em todo o país. Considerado o maior festival gastronômico do planeta, o evento começou no dia 17 de maio e vai até 3 de junho.

Durante o lançamento do festival em Belo Horizonte, o presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Paulo Nonaka, avalia que o movimento nos restaurantes mineiros deve aumentar em até 20% durante o festival. “Nos últimos anos tivemos uma queda no movimento dos restaurantes, mas para 2018 a expectativa é boa. E o tema, que faz com que os restaurantes quebrem a cabeça para inovar nos pratos, é importante para que os nosso ingredientes sejam valorizados”, argumenta. Em BH, 24 estabelecimentos estão participando, com todos os prartos inspirados nas festas juninas.

Sucesso e solidariedade em Alagoas

Em Maceió, 40 restaurantes estão participando do Brasil Sabor. Os pratos do festival serão comercializados com descontos de 30% e, a cada unidade vendida, R$ 1 será destinado à Associação Hemerson Casado, que se dedica a pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Segundo o presidente da Abrasel em Alagoas, Thiago Falcão, o segmento terá um calendário extenso de eventos, que promete estimular o empresariado local e apresentar novidades aos maceioenses e turistas. “Os eventos gastronômicos renovam a oferta, ampliam a diversidade e fomentam a inovação no segmento, que se destaca como um dos principais atrativos do destino. Além disso, movimentam a economia e o desenvolvimento da cidade”, avaliou.

Disputa saudável no Ceará

No Ceará, a festa da gastronomia que é o Brasil Sabor se inicia nesta sexta (18). Os restaurantes participantes e chefs de cozinha da Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC) irão expor diversos pratos feitos com receitas à base de carne de sol e atum, ingredientes escolhidos para a edição deste ano. Para o presidente da Abrasel no Ceará, Rodolphe Trindade, o consumidor poderá apreciar pratos criados especialmente para o evento criados ingredientes regionais, como o atum e a carne de sol, vendidos a preços promocionais.

No estado, cada estabelecimento participante ofertará um prato especial feito com base no regulamento do festival. As opções de menu serão analisadas por uma comissão julgadora, e três primeiros colocados receberão, ao todo, R$ 4 mil.

*Com informações do Hoje em DiaPrefeitura de MaceióCeará Notícia