Expoente da gastronomia nordestina, o chef Onildo Rocha fala no Fórum Gestão à Mesa sobre regionalização na culinária brasileira

alt

Considerado pela revista Prazeres da Mesa o melhor restaurante do Nordeste em 2017, o Cozinha Roccia se intitula um "restaurante real". Segundo o chef Onildo Rocha, o que diferencia a casa não está na cozinha, e sim na identidade. "Compramos a cenoura, escolhemos o peixe e servimos o prato. Somos a mistura da técnica apurada com o gosto do sertão e do mar", diz. Para falar sobre a raiz da culinária paraibana, ele se apresenta no Fórum Gestão à Mesa, evento promovido pela Abrasel em parceria com a Fispal, no dia 13 de junho em São Paulo, ao lado do também chef Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, de Belo Horizonte.

Com quase doze anos de carreira, tendo estudado em São Paulo e viajado para diferentes países em busca de ampliar seu repertório, o chef não deixou de lado suas raízes ao escolher firmar suas bases em João Pessoa.

Onildo já era empresário quando decidiu trocar o balcão de sua lanchonete pela Escola de Artes Culinárias do chef Laurent Suaudeau. Sentia que precisava se especializar, pois a vida de empresário não lhe bastava, queria estar dentro da cozinha. Ainda hoje faz imersões em restaurantes ao redor do mundo, que lhe servem de fonte de inspiração e pesquisa.

O Cozinha Roccia trabalha dentro da filosofia do "movimento armorial", movimentado encabeçado pelo escritor Ariano Suassuana cuja proposta é criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. Por isso, o restaurante preza pela defesa dos produtos, produtores e da cultura regionais, levando para os pratos a essência nordestina embalada na metodologia francesa.

“Nossa cozinha está mais próxima da diversidade de público que atingimos, num processo de mudança de ‘democratizar o Cozinha Roccia’ para estarmos cada vez mais acessíveis aos que querem nos descobrir e apreciar nosso trabalho. A começar pelo ambiente, que tem arquitetura arrojada e contemporânea que simplifica o atendimento e cria espaços de interação entre diferentes vertentes, o que é uma tendência no mundo”, diz o chef.

Para conferir de perto as valiosas dicas de Onildo Rocha, inscreva-se no Fórum Gestão à Mesa. Este ano serão cerca de 11 palestras e painéis, divididos em duas linhas: “Estratégia, tendências e visão macro” e “ Gestão e Inspiração”.

Os associados Abrasel têm 25% de desconto nas inscrições. O evento é uma realização da Abrasel e da Fispal Food Service com patrocínio da Cielo. Saiba mais em abrasel.com.br/inscrições.html

Agenda intensa

Entre os dias 11 e 15 de junho, a atenção dos principais empresários e lideranças do setor de alimentação fora de lar do Brasil estará focada em São Paulo. É quando a Abrasel realiza o Encontro Nacional Abrasel - Semana da Alimentação Fora do Lar, com uma série de eventos essenciais para gestores e profissionais do segmento: a Fispal Food Service com o exclusivo Lounge Abrasel, o Fórum Gestão à Mesa e o Lounge do Vinho – todos em parceria com a Fispal.

Serviço:
Semana da Alimentação Fora do Lar
11 a 15 de junho
Solenidade de abertura: 11 de junho
Fispal Food Service 2017: 12 a 15 de junho
Mais informações em fispalfoodservice.com.br
Fórum Gestão à Mesa: 13 e 14 de junho
Mais informações em abrasel.com.br/forum-gestao-a-mesa