Com talento gastronômico no DNA, o chef Flávio Trombino fala no Fórum Gestão à Mesa sobre regionalização na culinária brasileira

alt


Referência em gastronomia mineira, o restaurante Xapuri, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte, pode ser considerado um verdadeiro caso de sucesso. Inaugurado em 1987, a casa hoje é comandada pelo chef Flávio Trombino, filho da carismática Nelsa Trombino, que liderou o estabelecimento até 2013. Apesar da troca no comando, o legado do Xapuri continua o mesmo: valorizar a gastronomia mineira por meio da criação de pratos autênticos e saborosos. E é justamente para debater sobre a regionalização na culinária brasileira como estratégia de diferencial competitivo que Flávio, ao lado do também chef Onildo Rocha, da Cozinha Roccia, de João Pessoa, sobe ao palco do Fórum Gestão à Mesa, no dia 13 de junho, em São Paulo.

O talento de Flávio na cozinha vem desde o início da casa, já que a família tem a gastronomia no DNA, como gostam de dizer. “Cozinho desde pequeno e quando o Xapuri foi aberto era eu que ficava na chapa, com meu pai me gritando para preparar as linguiças. São grossas, demoravam a ficar prontas. Como a casa estava sempre lotada, tive a ideia de parti-las ao meio”, relembra.

Mas esta não foi sua primeira opção de carreira. Mesmo rodeado pelo universo da gastronomia, Flávio decidiu seguir outro rumo e se profissionalizou em equitação. Em 2012, de volta à cozinha, ele percebeu que era hora de correr atrás do tempo perdido e, assim, passou os últimos anos visitando feiras, mercados, restaurantes, congressos, seminários e eventos diversos, somando mais 160 mil quilômetros rodados em busca de mais capacitação e conhecimento para exercer seu trabalho. Com a meta de dar continuidade a missão que lhe foi passada, o chef faz questão de criar uma cozinha tradicional e regional, mas ao mesmo tempo contemporânea e autêntica, sem perder a sua essência.

“A responsabilidade é muito grande. Sei da importância da minha mãe para a gastronomia mineira. Mas, ao mesmo tempo, é muito prazeroso porque eu tenho a oportunidade de fazer o que todo chef de cozinha gosta, que é pesquisar e criar”, diz.

O Xapuri, que começou com apenas seis mesas e hoje chega a atender mais de mil pessoas por dia, faz um trabalho considerado por Nelsa como artesanal. Na casa, essa filosofia de fidelidade à cultura mineira é indispensável, além, é claro, de muito carisma com o cliente.

Para conferir de perto as valiosas dicas de Flávio Trombino, inscreva-se no Fórum Gestão à Mesa, que faz parte da programação da Semana da Alimentação Fora do Lar. Os associados Abrasel têm 25% de desconto nas inscrições e podem aproveitar preços especiais até o dia 20 de abril.  Clique aqui para saber mais.

Sobre o evento

Entre os dias 11 e 15 de junho, a atenção dos principais empresários e lideranças do setor estará focada em São Paulo. É quando a Abrasel realiza mais uma edição do Encontro Nacional Abrasel - Semana da Alimentação Fora do Lar, com uma série de eventos essenciais para gestores e profissionais do segmentoquem empreende neste setor: a Fispal Food Service, com o exclusivo Lounge Abrasel;, o Fórum Gestão à Mesa e o Lounge do Vinho – todos realizados em parceria com a Fispal.

Fórum Gestão à Mesa

Este ano o evento acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão cerca de 11 palestras e painéis, divididos em duas linhas: “Estratégia, tendências e visão macro” e “ Gestão e Inspiração”. O Fórum Gestão à Mesa é uma realização da Abrasel e da Fispal Food Service com patrocínio ouro da Cielo.

Serviço:

Semana da Alimentação Fora do Lar
11 a 15 de junho

Solenidade de abertura 
11 de junho

Fispal Food Service 2018
12 a 15 de junho
Mais informações em fispalfoodservice.com.br

Fórum Gestão à Mesa
13 e 14 de junho
Mais informações em abrasel.com.br/forum-gestao-a-mesa