Objetivo foi definir as pautas anuais da organização; encontro teve presença de Guilherme Afif Domingos, que tratou de parceria entre a Unecs e o Sebrae

alt

Guilherme Afif, Paulo Solmucci e José César da Costa


Os presidentes das sete instituições que compõem a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) receberam esta manhã, durante reunião do grupo em Brasília, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, que fez um breve relato de sua história como representante da micro e pequena empresa, destacando a importância da representatividade para a melhoria da competitividade do mercado.

“Vocês são as entidades que representam legitimamente os anseios de todas as empresas brasileiras, em todos os segmentos”, declarou Afif, que defendeu a necessidade de que se haja uma reforma fiscal no Brasil, antes da tributária. Em seguida, o presidente do Sebrae apresentou um vídeo que faz uma comparação entre o Brasil de 1988, ano de nossa Constituição, e o Brasil de hoje. “Tudo que foi dito há 30 anos, continua atual. Não evoluímos em nada. Por isso, é preciso estimular as lideranças locais, para que um novo Brasil seja construído de baixo para cima”, destacou.

Em concordância com Afif, o presidente da Abrasel e da Unecs, Paulo Solmucci, afirmou que, enquanto lideranças, as entidades do grupo têm um importante papel a cumprir nas discussões em torno da transformação do País. “Não adianta falarmos em um Brasil novo, se não tivermos uma nova atitude no que diz respeito a fazer política”, disse.

O presidente da CACB, George Pinheiro, endossou a fala de Solmucci e disse que se o País continua o mesmo de 30 anos atrás, está nas mãos das entidades de classe a responsabilidade de lutar pela mudança. “Nossa representatividade é capaz de sustentar a transformação e mudar os rumos do País”, concluiu.

“O Brasil precisa mudar e nós não temos tempo a perder”, declarou José César da Costa, presidente da CNDL. A reunião teve por objetivo definir as pautas da UNECS para 2018 e revalidar as pautas infralegais da organização.

Parceria

A presença do presidente do Sebrae foi importante também para discutir uma possível parceria entre a instituição e a Unecs para fomentar a melhoria do ambiente de negócios no Brasil para as micro e pequenas empresas. A ideia é unir os interesses e objetivos das partes em três eixos de atuação: representação, simplificação e acessibilidade digital.

O grupo discutiu, ainda, o apoio a projetos de interesse do setor, como a venda de medicamentos isentos de prescrição médica no varejo; o cadastro positivo; e o spread bancário. Além de Paulo Solmucci, George Pinheiro e José César da Costa, também estiveram no encontro os presidentes da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Emerson Destro; da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto; da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun; e da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz.

Posse na CNDL

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realiza também na noite desta terça-feira (06), a posse da diretoria eleita para o triênio 2018/2020. O mineiro José César da Costa foi eleito como novo presidente da entidade. A cerimônia acontece às 19h30 no Hotel Royal Tulip, em Brasília.