São Luís sedia a 31ª edição do evento que pretende debater a realidade, os desafios e as tendências destes três eixos no Brasil; as inscrições já estão abertas

alt

O 31º Encontro Nacional da Abrasel já está agendado: entre os dias 14 e 16 de março, os empresários do setor de alimentação fora do lar contam com uma programação especial, em São Luís, no Maranhão, para discutir os assuntos mais atuais do setor. O evento, que traz como tema “Gastronomia, cultura e turismo: realidade, desafios e tendências” será realizado no Grand São Luís Hotel, com solenidade de abertura no dia 14 de março, na Associação Comercial do estado.


A programação do evento conta com painéis, cozinhas-show, palestras sobre gestão, workshops, rodadas de negócios, área de exposição e roteiro com visita aos principais pontos turísticos da região, shows e apresentações culturais. 

Para Jorim Ithamar, presidente da Abrasel no Maranhão, o momento é propício para sediar o Encontro em função das grandes transformações vividas pelo setor e pelo País. “Uma das ‘panelas quentes’ desse encontro serão as discussões das Reformas Tributária e Trabalhista. Será o primeiro a abordar os temas depois das decisões tomadas no último ano. Para nós será muito prazeroso trazer essa nova ‘forma do bolo’”. 

Além disso, o presidente também destaca a boa fase do turismo na região. “Tivemos um grande avanço da Rota das Emoções que liga o Maranhão ao Ceará e isso vai alavancar muito o turismo nesses estados, incluindo o Piauí. É uma enorme satisfação receber empresários de todo o Brasil, tendo a oportunidade de mostrar nossas riquezas naturais e cultura”, ressalta Jorim. 

Palestras

Entre os palestrantes confirmados estão Alessandra Pajama, conselheira nacional de políticas culturais no Ministério da Cultura (CNPC MinC) pelo patrimônio material e idealizadora do Projeto Inclusive Praia; David Bouças, docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão; Duarte Júnior, presidente do Procon no Maranhão e no Nordeste; Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel no Paraná; Madjer Amorim, atleta de paradesporto e palestrante; Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel e presidente da Unecs; Sandro Belo, conselheiro de turismo da Fecomercio, coordenador do Enchefs e executivo da Abrasel no Amapá; e Vinícius Oliveira, agente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sócio-diretor da Totall Marcas & Patentes e consultor jurídico da Abrasel. 

Durante o evento também serão realizadas cozinhas e aulas-show, comandadas por grandes chefs como Ana Lula, do Casa de Juja; Jaime Barcelos, do restaurante Ostradamus; Rosangela Roxo, do Crioulas e Aldo Martins, instrutor da Escola do Senac.


Para completar o time da programação técnica, representantes do Procon, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Costumes discutem os trâmites necessários para a legalização dos estabelecimentos da alimentação fora do lar no primeiro painel. Na sequência, Hugo Paiva, instrutor do Programa de Qualificação Turística da Setur; Linda Rodrigues, professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Socorro Araújo, secretária municipal de turismo e professora aposentada do departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, falam sobre os “Desafios e Tendências do Turismo Gastronômico no Maranhão”.

No roteiro turístico preparado para os participantes estão o passeio aos Lençóis Maranhenses e um tour histórico em São Luís e em Alcântara, cidade que foi sede da Aristocracia Rural do Maranhão. O 31º Encontro Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel no Maranhão, organizado pela Oito Comunicação, com patrocínio nacional da Ambev e Souza Cruz e apoio da Associação Comercial e Governo do estado, Prefeitura de São Luís, Senac e Visão & Perfil – soluções em eventos. A hospedagem oficial do Encontro é o Grand São Luís Hotel. Para saber mais sobre inscrições acesse www.encontroabrasel.com.br.


Serviço

31º Encontro Nacional Abrasel 
De 14 a 16 de março
Grand São Luís Hotel e Associação Comercial do Maranhão
Informações: www.encontroabrasel.com.br