Concorrente do Subway enviou carta aberta aos franqueados sugerindo transformar endereços de uma rede em outra


A crise que abala o Subway, maior rede de restaurantes dos Estados Unidos, começa a abrir o apetite de concorrentes. Na semana passada, a empresa de comida casual Freshii enviou uma carta aberta aos franqueados da concorrente sugerindo que lojas deficitárias do Subway podem ser transformadas em unidades da própria Freshii.

“Isso permitirá que a Freshii e o Subway alcancem um resultado mutuamente benéfico: apoiar empreendedores franqueados e continuar entregando nossas missões”, dizia a carta, assinada pelo CEO Mattew Corin e repercutida pelo Business Insider. Segundo ele, isso permitirá inclusive que a saúde da marca Subway melhore.

O convite vem em meio à revolta de alguns franqueados e processos administrativos que o Subway abriu contra donos de restaurantes deficitários com pagamentos atrasados. Alguns deles já disseram à mídia norte-americana que um terço das lojas do Subway são deficitárias e certamente 2018 verá mais fechamentos.

Para especialistas, redes como o McDonald’s também devem se aproveitar da fatia de mercado que perderá oferta. Em uma nota a clientes no início de janeiro, o analista Mark Kalinowski, da Nomura, citou a fabricante do Big Mac como uma das principais beneficiárias da potencial queda brusca do Subway nos próximos meses.

Fonte: InfoMoney