Calil, que é paulista da cidade de Campinas, adotou o Espírito Santo como sua casa

alt

Pelos mais de 45 anos de trabalho em prol da gastronomia, do entretenimento e do turismo capixaba, o presidente da Abrasel-ES e do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Wilson Vettorazzo Calil, foi homenageado no começo do mês pela Assembleia Legislativa do estado com o título de cidadão espírito-santense.

Calil, que é paulista da cidade de Campinas, adotou o Espírito Santo como sua casa. Participou da fundação do Sindbares, em 1991, e da Abrasel-ES, em 1999. À frente das duas entidades, o dirigente representa os setores de alimentação fora do lar e entretenimento do Estado junto às principais instâncias do poder público e da sociedade civil no País, tendo contribuído significativamente para o seu desenvolvimento.

Ao longo de sua gestão, integrou a Câmara de Qualificação Profissional do Ministério do Turismo, o Conselho Estadual de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo de Vitória, além de assumir a vice-presidência da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), hoje já em seu segundo mandato. Neste período, foi um dos idealizadores e coordenadores de projetos importantes, como o Qualifica Brasil, voltado à qualificação profissional nos segmentos de alimentação e hospedagem.

Vivendo em terras capixabas desde 1970, Calil obteve destaque empresarial com o bar Amigão, inaugurado por ele em Vitória em 1973. Em 1998, abriu o Zanzibar, também na Capital, e, posteriormente, foi sócio do Caranguejo do Assis, uma das mais tradicionais cozinhas de frutos do mar no Espírito Santo. 

Por uma vida dedicada ao trade turístico, sobretudo ao segmento de bares e restaurantes, sempre com muito trabalho e dedicação, Calil foi indicado à Comenda Julio Biancucci, honraria recebida nesta quarta-feira (06), também na Assembleia Legislativa.