O programa Mais Gastronomia justifica cada centavo desse investimento



A ideia estava aí, à espera de ser colocada em prática. Afinal, Minas Gerais é famosa pela culinária e pela produtividade em setores como agropecuária, alimentos e bebidas. Esse contexto levou o governo mineiro à pergunta: por que não transformar a gastronomia em um eixo de desenvolvimento?

E assim foi feito. O Governo de Minas Gerais, junto com a Codemig, criou o Mais Gastronomia, um programa para fortalecer toda a cadeia produtiva da gastronomia mineira. Da agricultura aos restaurantes, da produção artesanal de alimentos às grandes indústrias do setor. Os números desse setor confirmam o sucesso dessa importante iniciativa. Minas Gerais é, por exemplo, o maior produtor de café e de leite no Brasil, com, respectivamente, 56,4% e 26% do total produzido. Tem o segundo maior rebanho bovino do País. E o trabalho de 390 mil agricultores familiares. O Mais Gastronomia já está provando que tem todos os ingredientes para o sucesso: promover a geração de empregos e renda, desenvolvimento econômico, atração de turistas e investimentos.


Mineiraria, a Casa da Gastronomia


Entre as diferentes ações do programa, um dos destaques é a Mineiraria. Ela é um showroom da gastronomia mineira para eventos, mostras e troca de experiências. Celebra a culinária do Estado e tudo que ela envolve: sua diversidade, produtos e modos de fazer, profissionais, produtores, pesquisadores e apreciadores.Um espaço com atividades de promoção, divulgação da gastronomia e culinária das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações.

Apetite para crescer


Minas Gerais nunca investiu com tanto apetite no crescimento da gastronomia. O Mais Gastronomia valoriza a agricultura familiar e apoia o pequeno agricultor, que, inclusive, torna-se fornecedor da merenda escolar. Incentiva festivais gastronômicos em todo o Estado. O governo trabalha também para a certificação dos produtos mineiros, que ganham qualidade reconhecida em todo o mundo.

O investimento traz retorno. Para citar o exemplo mais recente, o mês de outubro foi pródigo em boas notícias. A Superminas 2017 recebeu mais de 54 mil visitantes e gerou R$ 1,85 bilhão em negócios diretos, 8,9% a mais que no ano passado. O Expominas foi palco da Semana Internacional do Café. Na ocasião, foram promovidas viagens de compradores internacionais a fazendas e cooperativas. A Mineiraria recebeu o Fartura BH e Kids, versão para crianças do Festival Gastronômico Fartura – Comidas do Brasil. E a Secretaria de Turismo lançou o Mapa Gastronômico do Estado, destinado a turistas e operadores de viagens, dividido em: festivais gastronômicos, visita aos produtores locais e roteiros de gastronomia. Um cardápio variado de ações para o desenvolvimento de Minas Gerais. Bom apetite.

Fonte: G1