15ª edição da Semana da Criança Abrasel reforça o caráter primordial de restaurantes em todo o Brasil: promover cidadania, respeito e inclusão social




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Solidariedade e inclusão social foram ingredientes especiais que, de 2 a 7 de outubro, se destacaram nos cardápios dos mais de 597 restaurantes participantes da 15ª edição da Semana da Criança Abrasel. Nas 19 seccionais e oito regionais que realizaram o evento, cerca de 16 mil crianças foram atendidas, números que mostram que o setor de alimentação fora do lar segue comprometido com sua função primordial: ser um agregador social que promove cidadania, respeito e alegria.

No Espírito Santo, mais de 600 meninos e meninas da rede pública e de projetos sociais da Grande Vitória participaram da ação, que contou com oficinas, lanches e muita diversão e aprendizado em estabelecimentos associados. Por lá, o projeto teve início quando o King Kone e o Sfiheria abriram as portas para alunos da capital. Foi o segundo ano consecutivo em que os estabelecimentos participaram da ação, bastante elogiada pelo proprietário dos dois endereços, Carlos Eduardo dos Santos. “É uma iniciativa fantástica. As crianças ficaram deslumbradas! Nós, que somos empresários, temos uma grande responsabilidade social e temos de colocá-la em prática tanto dentro da empresa, com nossos funcionários e clientes, quanto fora dela. Nada melhor do que aproveitar a Semana da Criança para levar a solidariedade e a inclusão adiante”, disse.


O presidente da Abrasel no estado, Wilson Calil, destacou a importância do projeto: “Restaurantes, bares e lanchonetes são a porta de entrada de milhares de jovens e adultos para o mercado de trabalho, muitos deles vindos da periferia. Além de proporcionar diversão e aprendizado, a Semana da Criança Abrasel leva a essa garotada a perspectiva de um futuro melhor”, afirmou. Elisa Maria Mietschink coordena um abrigo em Santo Antônio, Vitória, e levou as crianças para conhecerem os bastidores do mundo da gastronomia no Enseada Geraldinho. "Eles ficaram maravilhados em conhecer o funcionamento de um restaurante. Adoraram botar a touquinha, se sentiram verdadeiros chefs!", revelou. "É uma experiência impagável, que encheu o coração da direção e dos funcionários de alegria", comemorou o sócio proprietário da casa, Pablo Barcellos.


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Força da solidariedade


Em Pernambuco foram cerca de mil crianças atendidas nos 12 estabelecimentos participantes. O restaurante Rosa Cozinha e Sentimento foi um deles, que além de preparar um lanche da tarde para a criançada, também as presenteou com lembranças. “É um momento de acolhimento e muita gratidão. O engajamento da equipe foi surpreendente. Participar dessa ação reforça o caráter social às vezes esquecido do nosso setor, que é alimentar o corpo e alma das pessoas”, resume.

“Existe um envolvimento que vai além de uma mera homenagem às crianças. É também um trabalho de valor humano. Mostrar para elas que com dedicação somos todos vencedores”, diz André Araújo, presidente da Abrasel em Pernambuco. No estado, além das visitas aos restaurantes, a entidade promoveu também um passeio ao cinema, para muitos meninos e meninas que nunca tinham pisado em um shopping. “A Semana da Criança já se tornou destaque no calendário dos restaurantes”, ressalta André.

Em Goiás, a força da solidariedade foi um dos destaques; as crianças da associação Down com Amor também foram acolhidas pelo projeto. Segundo Frederico Costa, diretor-executivo da Abrasel no estado, pelo caráter de inclusão, este é “definitivamente o melhor evento que a associação desenvolve”. Ele, que fez questão de acompanhar as visitas da criançada nos 12 restaurantes, conta que foram vários os casos de meninos e meninas que nunca tinham comido mais que duas refeições ao longo do dia. No estado, a Abrasel atendeu mais de 500 crianças com idades entre 3 e 9 anos.


Na Paraíba, mais de 200 crianças foram atendidas nos seis restaurantes participantes. De acordo com Lúcia Silva, diretora da Secretaria de Desenvolvimento de João Pessoa, parceira da Abrasel na ação, a Semana da Criança é um projeto que atinge em cheio a autoestima dos meninos e meninas. “É um olhar que dá à criança esse sentido de pertencimento da cidade, porque o trajeto entre o lugar que eles vivem e o lugar que eles chegam e toda dimensão que eles vão passando e se apropriando é uma ampliação da cidadania e também do olhar sobre a cidade. É isso que é interessante da parceria pública com a privada, quando vamos para os limites daquilo que é a política pública do dia a dia daquele segmento e amplia o horizonte”, diz.

Participaram da ação a Abrasel em Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe e também as regionais Agreste (PB), Hortênsias (RS), Noroeste, Oeste e Norte do Paraná (PR), União Oeste e Serra de Minas (MG), e Sul do Mato Grosso do Sul (MS).


Serviço

Semana da Criança Abrasel
2 a 7 de outubro de 2017
16.982 crianças atendidas em 19 estado